O Sikorsky S-72 é um híbrido experimental, chamado de avião/helicóptero. Conhecido como S-72 RSRA, ou somente RSRA (Rotor Systems Research Aircraft), foi desenvolvido pela Sikorsky para a NASA, a fim de permitir que possam medir as características de um rotor em voo. A fuselagem foi desenvolvida com base no Sikorsky S-61, e parte de um Sikorsky S-67 modificado.
Ele poderia ser equipado com motores turbofan TF34 e com asas fixas, além de um rotor principal e rotor de cauda para usos experimentais. Sua velocidade total era de 560 km/h, e ainda podia voar como um avião de asa fixa sem nenhum rotor. O projeto também contaria com um sistema de assento ejetável, exatamente igual ao do Kamov Ka-50, apresentado no texto “Helicóptero com sistema ejetor?“.
Esta aeronave foi feita pura e exclusivamente para análises de design, testes em túneis de vento e laudos de voos com asas rotativas. Este projeto começou em 1970 e acabou realizando seu primeiro voo em 1976, com o primeiro exemplar chegando à NASA em 1979.
Um dos primeiros testes realizados, após confeccionada a aeronave, consistiu em aplicar uma certa carga nos rotores principal e traseiro, para determinar a resistência vertical da estrutura.
No final de 1983, o RSRA iria receber uma fuselagem modificada para testes e demonstrações. A fuselagem ficou pronta em 1986, mas a aeronave nunca chegou a voar. O programa foi cancelado em 1988.
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