Linke-Hofmann R.I – Projetando um céu invisível

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R.I Canal Piloto

Olá aviadores! Hoje vamos falar sobre o Linke-Hofmann R.I, o qual seria o primeiro bombardeiro stealth a ser construído. Porém, teve uma “pequena” falha no projeto, como já é auto explicativa com a foto ilustrativa.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha tentou reduzir a visibilidade de seus aviões. A primeira técnica usada foi revestir um dos seus bombardeiros, o Linke-Hofmann R.I, com uma camada de acetato de celulose. O que eles não previam é que isso acabaria chamando ainda mais atenção do inimigo, já que o material refletia a luz do sol.

Mais tarde, os alemães resolveram pintar os aviões com um padrão de camuflagem militar, o problema é que essa pintura exigia muito tempo e além disso, a tinta acabava aumentando o peso da aeronave. Com o tempo, a pintura foi substituída por tecidos estampados aplicados sobre a fuselagem do bombardeiro.

A história do R.I

Os voos de testes do R.I 8/15 começaram na primavera de 1917, mas não foram satisfatórios. Com as características de voo deixando muito a desejar, a aeronave era difícil de pousar devido a incapacidade do piloto para avaliar a elevação do solo em virtude da configuração da cabine. Além disso, os comandos no voo eram moles, devido a flexão e deformação das asas. Um piloto que olhou para trás durante voo, o chamou de “não é uma aeronave, mas uma doença”. Em maio daquele ano, o R.I 8/15 veio a se acidentar em baixa altitude quando suas asas entraram em colapso. Somente um dentre todos os tripulantes escapou com vida do acidente.

No final de 1917, foi concluído o R.I 40/16 e incluídas as modificações necessárias destacadas pelas deficiências do R.I 8/15. Ambas aeronaves eram de madeira com múltiplas superfícies na cauda, ​​sendo esta uma característica marcante da aeronave, e o trem de pouso de aço incorporando uma multiplicidade de molas de aço. O primeiro protótipo tinha a fuselagem coberta com Cellon, um material transparente. No entanto, o desempenho do R.I 40/16 ainda estava longe de ser satisfatório, e embora a capacidade de manobra tenha sido melhorada, ele veio a se colidir com o nariz no solo e não foi reconstruído.

Traduzido por Andrews Claudino

Andrews Claudino