Prático de Piloto Privado

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Bom Dia pessoal do Canal Piloto,
Meu nome é Rafael Torquato, Nascido em 12/04/1993
Morador da cidade de São Paulo-SP, cursando Bacharelado em Economia

Hoje é meu aniversário de 19 anos e tenho o privilégio de ser o novo Colunista do Canal Piloto.

Fiz o curso teórico de Piloto Privado Avião no Aeroclube de São Paulo (Campo de Marte) e estou fazendo o prático no Aeroclube de Bragança Paulista, hoje tenho 13.6h de voo.

A aeronave escolhida para instrução foi o P56C Paulistinha, o avião é um monomotor de asa alta, semi-cantilever, estrutura da fuselagem tubular com revestimento de tela, trem de pouso do tipo convencional fixo. Possui acomodação para dois pilotos em tandem onde o Piloto/Aluno senta na frente e o Instrutor senta no banco de trás e é utilizado para instrução primária de voo.
                                          [Foto: Renato Cuestas]

A ideia é compartilhar com vocês todos os ensinamentos que aprendo no prático, desde o manual de voo até as manobras, erros e correções, check’s e todos os outros.

O Inicio

Era Junho de 1999,  Papai Repórter Fotográfico na época tinha 35 anos e o Pequeno Rafinha  6 anos de idade. E naquele fim de semana teria o Clássico jogo de Futebol  entre Flamengo e Fluminense no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro…

Papai então me perguntou, “filho que ir assistir o jogo comigo ?”

-Eu falei claro que sim.

Papai comprou passagens ida e volta pela Fly Linhas Aéreas de Guarulhos até o Galeão !

Eu fui sentado na janela da asa do 727–PP-BLS, com os olhos brilhando, na aproximação para pouso, vislumbrado com a visão, senti um incomodo, que o avião iria pousar na água e todos ali presentes iriamos morrer… (fiquei com medo). Quanto mais aquela aeronave se aproximava da água, com mais medo eu ficava, até que num determinado momento a água desaparece e dá espaço à terra, o asfalto, e sinto o toque, meu pequeno coração naquele momento estava a 150bmp, fui do terror ao alivio. Pousamos, aquela foi minha primeira sensação de voar… Conheci a cidade do Rio de Janeiro e ali no centro fui conhecer o Aeroporto Santos Dumont, aquele pequeno aeroporto com uma pista de 1.323m, fiquei o dia inteiro grudado em uma cancela ao lado da cabeceira 02, vendo pouso de decolagens, até que então Papai diz que iria me comprar um jogo de computador, chamado Flight Simulator, eu pensei: Vou ser Piloto de Avião. Ali nasceu a paixão.

5 anos depois Papai realmente compra o FS2004, ali eu fui brincando, não sabia que posteriormente usaria o Flight Simulator para familiarização com instrumentos que hoje eu utilizo.

Até que no final de 2010, eu já com 17 anos fui ao Aeroclube de São Paulo e me matriculei no Curso de Piloto Privado de Avião. As aulas começaram dia 08 de Janeiro de 2011, sendo 9h por dia nos fins de semana, todos sábados e em domingos alternados. Primeiro dia de aula, curso totalmente pago, material comprado, dentre eles, Regulamento, Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Meteorologia, Navegação, Coletânea de Provas, Manual do Boero, Transferidor e Computador de Voo.

O computador de voo em si, eu olhava assustado, não entendia nada, mas foi uma sensação boa estar sentado ali. Aprendi muito com todos os professores, muita história interessante pra contar, professores incríveis, foram 4 meses de muita coisa boa, muita alegria e além de tudo muito aprendizado. Minha turma começou com 65 alunos e terminou com 35, hoje 15 voam, acredito que 10 cheguem ao Piloto Comercial e 6 Cheguem ao PLA… A média de desistência é muito alta, os professores comentavam que só 10% chegavam lá, eu nunca liguei para a porcentagem, só tinha uma coisa em mente, se 6 vão conseguir chegar lá, eu vou ser um deles.

Após a 1º prova do aeroclube uns 15 já haviam desistido, e foi assim até o final de Abril. Terminei o teórico com satisfação e em Maio/2011 peguei meu diploma, extrema euforia.

Próximos passos era tirar o CCF (hoje CMA) e começar a voar.

Muita coisa está por vir e muita água vai rolar.

Até a próxima.

Rafael Torquato

Alexandre Sales
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