Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa Tarde,
Estudo comecar o meu teorico em setembro deste ano e as praticas em janeiro de ano que vem, os precos nao estao baixos e estou fazendo um orçamento bem justo, a duvida eh o seguinte apos ter checado o voo qual a frequencia mensal de voos que um piloto tem de fazer em media para nao ficar defasado (esquecer) coisas do treinamento?? Apos o treinamento terei que me erguer financeiramente novamente para poder pagar hrs de voo!!
Obrigado,
Marcelo
Nossa resposta
Marcelo,
No meu ponto de vista, fazer um voo a cada quinze dias irá com certeza lhe ajudar a não perder as noções do pouso e controle do avião, mantendo a proficiência adquirida do “pé e mão”. Lembre-se que, mantendo uma frequência de ao menos um voo a cada dois meses, você poderá lanças essas horas como piloto em comando, conforme consta na RBAC 61 (item 61.21 – a).
Além do mais, essas horas de voo como piloto em comando poderão ser contabilizadas no treinamento de PCA, que pede 70 horas em comando, desde que voadas em aeroclube/escola de aviação, ou 100 horas em comando voando em aeronave particular.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017