Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Eduardo Passa – 19 anos
Getúlio Vargas/RS
Técnico em Agropecuária
O.L.A senhores!
Primeiramente gostaria de parabenizar à toda equipe do Canal Piloto por todo material disponibilizado no site, com certeza é uma ferramenta que ajuda muitos aviadores que estão ingressando no mundo da aviação! Parabéns!
Gostaria de saber, quais os mínimos para se obter a carteira de Instrutor de Voo de Ultraleve, sendo que já possua a habilitação de PP/MNTE/VFR, pois gostaria de arrumar um bico nessa área enquanto faço minhas horas do PC, e gostaria de saber se posso exercer a função de instrutor de ultraleve com carteira assinada em uma escola homologada?
Agradeço desde já!
Grande Abraço!
Nossa resposta
Eduardo,
Para responder à sua pergunta, encaminhei o seu e-mail para a ABUL – Associação Brasileira de Ultraleves. Segue abaixo a resposta deles:
“Prezado Rodrigo, boa tarde.
Agradecemos pelo contato.
O RBHA 103A é a legislação em vigor para a categoria ultraleve.
Veja o que diz o RBHA 103A:
“103.105- QUALIFICAÇÃO DE INSTRUTOR
(a) Critérios: para obter qualificação ou revalidação de certificado de instrutor de veículo ultraleve o candidato deve cumprir o previsto pela respectiva Associação, de acordo com critérios aprovados pela autoridade aeronáutica.”
Seguem os requisitos aprovados pela ANAC:
1- Declaração da escola ou do piloto formalizando horas de voo (mínimo de 200 horas), modelo de aeronave e tipo de instrução;
2- Apresentação por escola homologada pela ANAC;
3- Aprovação em provas teóricas (dispensa para PP, PC e PLA em dia, substituída por declaração de conhecimentos do RBHA 103A);
4- Ficha de avaliação do cheque de voo; e
5- Tempo de habilitação do piloto candidato (no mínimo um (1) ano).
Para CPR: acrescentar apenas a exigência do curso de padronização de instrutores ou o mínimo de PP avião (150 horas mono).
Saudações aerodesportivas,
Patrícia Silva
Ass. de Diretoria
www.abul.com.br”
Ou seja, para ser INVA de ultraleve, é necessário ter experiência de 200 horas, voo de avaliação e tempo de habilitação de no mínimo um ano. Já para ser INVA de CPR (piloto de recreio), é preciso do curso de padronização de instrutores e um experiência de, no mínimo, 150 horas.
Lembrando que, para ambos, basta ser somente PP.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
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