Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
bom dia!
Gostaria de parabeniza-los pelo site sempre bem informativo e atualizado.
Meu nome é Cristiane e gostaria de saber com a aquisição de 20 aeronaves para aviação regional da Tam e os novos A-330 da Azul, efetivamente qual número de contratações que podemos esperar para 2014/15?
se for possível falar em números pois as filas para inva nos aeroclubes estão enormes.
Att Cristiane
Nossa resposta
Cristiane,
Encaminhei a sua pergunta para o Sr. João Carlos Medau, Piloto-Chefe da Avianca Brasil. Segue a resposta dele abaixo:
“A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores, sendo o principal, a meu ver, o desenvolvimento econômico no Brasil para os anos que se seguem.
Considerando uma aeronave a jato de médio porte (A320, 737, E190, etc), a demanda de tripulações gira em torno de 6 por avião, isto é, 6 comandantes e 6 copilotos. Se a regional da TAM vai operar com 20 aeronaves, isso significa 240 pilotos.
Para aeronaves de grande porte – que realizam voos de longo curso, com tripulações compostas e/ou de revezamento – a demanda é maior e deve ficar em torno de 16 pilotos por aeronave. Se a Azul vai operar 6 aeronaves A330, são cerca de 96 pilotos.
Estes números são aproximados e dependem da malha de cada empresa, mas servem como referência inicial.
Abraços,
Medau”
Complementando a resposta dele, o crescimento da aviação no Brasil depende muito da questão da infraestrutura nos aeroportos do Brasil. Muitos sofrem com a falta de estrutura de pista de táxi, falta de posições de estacionamento de aeronaves no pátio, e falta de um sistema de aproximação por instrumento de precisão.
Outro ponto é a questão do alto custo do combustível de aviação, que você pode ler nesta reportagem.
Se a economia brasileira crescer, o país investir em infraestrutura e a política de combustível para aviação for revisada, podemos ter um bom crescimento na aviação comercial e executiva.
Para maiores informações, recomendo a leitura dos seguintes artigos:
- J.C.Medau: Sobre empregabilidade de pilotos (Matéria publicada no site Para Ser Piloto)
- Embraer Market Outlook
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017