Dúvida – Como será o mercado em 2015?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

bom dia!

Gostaria de parabeniza-los pelo site sempre bem informativo e atualizado.

Meu nome é Cristiane e gostaria de saber com a aquisição de 20 aeronaves para aviação regional da Tam e os novos A-330 da Azul, efetivamente qual número de contratações que podemos esperar para 2014/15?
se for possível falar em números pois as filas para inva nos aeroclubes estão enormes.

Att Cristiane

Nossa resposta

Cristiane,

Encaminhei a sua pergunta para o Sr. João Carlos Medau, Piloto-Chefe da Avianca Brasil. Segue a resposta dele abaixo:

“A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores, sendo o principal, a meu ver, o desenvolvimento econômico no Brasil para os anos que se seguem.

Considerando uma aeronave a jato de médio porte (A320, 737, E190, etc), a demanda de tripulações gira em torno de 6 por avião, isto é, 6 comandantes e 6 copilotos. Se a regional da TAM vai operar com 20 aeronaves, isso significa 240 pilotos.

Para aeronaves de grande porte – que realizam voos de longo curso, com tripulações compostas e/ou de revezamento – a demanda é maior e deve ficar em torno de 16 pilotos por aeronave. Se a Azul vai operar 6 aeronaves A330, são cerca de 96 pilotos.

Estes números são aproximados e dependem da malha de cada empresa, mas servem como referência inicial.

Abraços,

Medau”

Complementando a resposta dele, o crescimento da aviação no Brasil depende muito da questão da infraestrutura nos aeroportos do Brasil. Muitos sofrem com a falta de estrutura de pista de táxi, falta de posições de estacionamento de aeronaves no pátio, e falta de um sistema de aproximação por instrumento de precisão.

Outro ponto é a questão do alto custo do combustível de aviação, que você pode ler nesta reportagem.

Se a economia brasileira crescer, o país investir em infraestrutura e a política de combustível para aviação for revisada, podemos ter um bom crescimento na aviação comercial e executiva.

Para maiores informações, recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes