Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oscar Lima Alfa senhores.
Como vão?
A minha dúvida é a seguinte: O que fazer depois de checar o PC? Estou meio perdido.
Depois de gasto muito dinheiro e tempo, consegui checar PC MLTE IFR. Más e agora? o que fazer? Tenho condições para fazer o INVA, más a escola onde fiz o PC,não tem previsão para uma possível vaga. E pra piorar, não tenho nenhum contato no meio aeronáutico para atuar.
Então, o que fazer? Fazer o INVA e esperar uma oportunidade? Mandar milhões de currículos por email? Ir de porta em porta nos táxis-aéreos entregar currículo?
Estou sem saber o que fazer.
Desde já agradeço a atenção e o apoio.
Parabéns pelo canal e continuem assim.
Grande Abraço.
Luís Felipe.
Nossa resposta
Luís Felipe,
Há algum tempo atrás, escrevi um post intitulado “Qual a melhor alternativa com 150h de Voo?“. As companhias aéreas estão contratando – aos poucos, mas estão contratando. Algumas preferem o piloto recém-formado, com uma experiência de 150 horas, como a Azul. Já outras empresas pedem pilotos com experiência de no mínimo 500 horas de voo, além da certificação ICAO.
Sobre trabalhar como INVA, com o mercado mais aquecido, a fila vai andar no aeroclube/escola de aviação onde você fez a sua formação de PC. Sendo assim, te faço a seguinte sugestão: se não quiser dar instrução, recomendo que procure alguém em algum hangar para fazer um contato, e acabar conseguindo algum avião para voar. Se conhecer alguém que trabalha em algum hangar, essa pessoa com certeza irá te ajudar nessa tarefa de conhecer alguém da aviação executiva.
Outra sugestão é fazer o INVA na escola/aeroclube onde você fez o PP e o PC. No meu ponto de vista, você não deveria fazer em outro lugar, já que os aeroclubes/escolas dão preferência para contratarem INVAs que fizeram a formação naquela instituição. E enquanto você está na fila de contração, aproveite para tirar a certificação ICAO, e também, fazer a prova de PLA-teórico. E acima de tudo, não deixe nunca de estudar regulamentos IFR, peso e balanceamento, performance de aviões a jato, e treinar procedimentos IFR. Afinal, quando você menos esperar, pode ser convidado para fazer uma entrevista, e terá que estar preparado.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017