Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Bom dia,
Meu nome é Marcos e tenho 22 anos, estou no ultimo ano de engenharia Civil e atualmente estou na categoria AI no paraquedismo.
Comecei no paraquedismo pois é um curso mais rápido e mais barato, e seria inviavel me tornar PP enquanto estou na faculdade, mas tenho muita vontade de me tornar um piloto. Com o contato do paraquedismo cresceu em mim a vontade de me tornar um piloto lançador de paraquedistas.
Como disse estou para me formar engenheiro e acredito ser esta minha profissão, mas por outro lado tenho este sonho de voar. Existe a possibilidade de me formar PP, cumprir as horas e ir para o LPQD para não continuar tirando dinheiro no bolso para cumprir minhas horas? Procurei na internet e pouco se fala de LPQD, li um artigo antigo que estavam brigando para não obrigarem ter PC para tirar o LPQD, pois neste caso encareceria muito o paraquedismo.
Desculpe se o texto ficou um pouco confuso, mas a pergunta é a respeito do caminho para lançar paraquedistas e se consigo depois do PP adquirir licença de LPQD e continuar voando sem ter custos com as horas. Resumindo, meu sonho é voar por prazer, e como dinheiro não nasce em arvore, qual a modalidade que contrata com menos horas de voô para ir adquirindo experiencia sem ter que continuar pagando as horas?
Desde já muito obrigado,
Marcos Malagosini
Nossa resposta
Marcos,
Segundo o RBAC 61 – 61.263 Concessão de habilitação de piloto lançador de paraquedistas
(a) O candidato a uma habilitação de piloto lançador de paraquedistas deve cumprir o seguinte:
(1) pré-requisito: ser titular de uma licença de piloto de avião, com a habilitação correspondente à aeronave utilizada para a operação de lançamento de paraquedistas válida;
(4) experiência: demonstrar experiência de voo em aviões de, pelo menos, 100 (cem) horas de voo, das quais, no mínimo, 50 (cinquenta) horas de voo devem ter sido realizadas como piloto em comando;
Também verifiquei na página do Aeroclube de Carazinho – RS, onde existe esse curso, e os mínimos são os mesmos da ANAC. Ou seja, para tirar a carteira de LPQD, é necessário ter a carteira de PPA, e uma experiência de no mínimo 100 horas totais, onde 50 deverão ser como piloto em comando. É importante salientar que, no PPA (Piloto Privado Avião), o aluno checa a carteira de PPA em torno de 45 horas, onde desse total, 10 horas serão como piloto em comando.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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