No início do século XX, o estabelecimento da União Soviética – ocorrido mais precisamente no ano de 1922 – visava o fortalecimento de todas as repúblicas socialistas participantes da União. Uma das ações tomadas pelos soviéticos nesse sentido consistia em estabelecer novos aeroportos ao longo de seu território. Dentre as cidades a receberem novos aeroportos estava Vladivostok, no extremo leste da Rússia. Próxima às fronteiras com a China e a Coréia do Norte, Vladivostok abriga hoje o maior porto da Rússia no Oceano Pacífico, o que denota sua importância para seu país.
Foi no aeroporto de Vladivostok que nasceu, em 1932, a Vladivostok Air – uma companhia que, no ano de 2009, atingiu o status de maior operadora de voos na região da Sibéria e extremo leste da Rússia. As primeiras operações utilizam aeronaves Polikarpov Po-2, para o atendimento da demanda por voos locais.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, a Vladivostok Air colaborou com a campanha militar da União Soviética, transportando suprimentos industriais e munições para as linhas de frente de infantaria. Passado o período de conflito, passageiros começaram a ser transportados por aeronaves Ilyushin Il-2 e Antonov An-2. Até mesmo asas rotativas foram empregadas pela Vladivostok Air: helicópteros Mil Mi-1, Kamov Ka-15 e Mil Mi-4 atenderam a demandas de voos para a indústria pesqueira, transportes pesados e evacuações aeromédicas.
A Vladivostok Air entrou para a era dos jatos em 1958, quando aeronaves Tupolev Tu-104 e Tu-114D efetuaram os primeiros voos de Vladivostok a Moscow, em voos compartilhados com a Aeroflot. As novas operações possibilitaram, inclusive, que o aeroporto de Vladivostok expandisse sua capacidade de operações, permitindo que até 200 passageiros fossem atendidos de uma única vez nas recém-expandidas instalações.
Ao contrário do que se possa imaginar, a dissolução da União Soviética, em 1991, trouxe grandes vantagens à Vladivostok Air. A empresa pôde, finalmente, expandir suas operações para voos internacionais. Mesmo os Estados Unidos, antigos inimigos durante a Guerra Fria, passaram a figurar entre os destinos da companhia, a partir do ano de 1999. Outra importante conquista da empresa no período pós-União Soviética foi a sua admissão à IATA, a Associação do Transporte Aéreo Internacional, em reconhecimento à sua segurança e confiabilidade operacional.
No ano de 2011, a Vladivostok Air foi adquirida pela Aeroflot. Posteriormente, em Outubro de 2013, a companhia juntou-se à SAT Airlines para dar origem à Aurora, uma companhia de curta existência, que teve sua licença de operação revogada em Agosto de 2014.
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