Introdução à prática e meu primeiro simulado

posted in: Athos Gabriel, Textos | 0
 
Oscar Lima Alfa senhores e senhoritas,
O Texto desta semana será breve, até porque ela foi tranquila.
Na segunda feira, tivemos a aula de navegação (com 30 minutos de atraso) referente ao uso da segunda face do computador de voo. A segunda face é bem tranquila, no geral, o computador de voo é uma mão na roda.
 
Face B do Computador de Voo (Imagem retirada do blog Futuros Pilotos)
 
Na terça feira, 38º dia de curso, ocorreu outra aula de complemento, geralmente nessas aulas de complemento o efetivo da turma é inferior aos demais dias, visto que alguns dão preferência a compromissos mais importantes. Nesta terça, o assunto se tratava da introdução a parte prática, com o objetivo de ficarmos cientes do que nos espera fora da sala de aula.
 
Então, foi comentado sobre o briefing, check interno e externo, e a parte mais legal da noite, um mini simulador estava a nossa disposição. Era um joystick yoke da Saitek, com o throttle e os pedais (agora que pensei, poderia ter tirado uma foto, falha minha). Alguns voluntários foram executando manobras que faremos futuramente na instrução prática. Eu executei o de stall com motor, outros executaram pane de motor e glissadas. Esses exercícios de uma certa forma creio que seja mais complicado executar no simulador, devido que agente não sente o avião, é apenas no olho.
 
Após isso, foi lançado o desafio de quem melhor pousava um 777 no x-plane (excelente simulador que ainda não tinha conhecido, sem palavras), já alinhado numa longa final da pista 10 do Galeão, porém totalmente visual. A maior dificuldade é que não tínhamos ideia da rampa de descida, nem as referências de velocidade. Dos três que se habilitaram a fazer o desafio, eu fui o que melhor executei o procedimento, apesar de umas falhas grotescas (pilotando sem meus óculos e assim que o trem principal tocou, eu soltei o manche de modo que o trem de nariz desse um “batidão” na pista), ganhando como recompensa uma coca-cola ;D.
 
Outro fator que começa a nos preocupar durante o curso, é dos aeroclubes pelo Brasil, principalmente para quem tem um orçamento limitado ou, quer se habilitar logo. Então já estou pesquisando muitos aeroclubes pelo Brasil a fora, na minha listinha contém o aeroclube de Sorocaba, Tupi Paulista, Bluenau, Campinas, e Pará de Minas. Aqui fica o meu pedido aos mais experientes, de quem tiver outro bom aeroclube para se voar (considerando preço e vagas), ou alguma consideração importante sobre estes listados, favor postar nos comentários, será de grande ajuda.
 
No mais, quinta feira uma aula de regulamento sobre a classificação do espaço aéreo, resumido em uma tabela, para fácil memorização. E na sexta feira, o primeiro simulado a qual
arrebentei em meteoro e regulamento, e deixei a desejar (exagero) em navegação. Semana que vem, mais detalhes deste simulado, se o resultado sair.
 
Nos mais caros leitores, uma ótima semana a todos
 
Abraço a todos.
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)