5 benefícios da investigação de acidentes aéreos

Todo acidente envolvendo aeronaves homologadas é investigado. Sabemos que essa prática influencia a evolução da segurança de voo, mas como exatamente isso afeta cada setor da aviação? Descobriremos a seguir.


Evolução da engenharia

No Século XX a aviação era privada de análises da atualidade, como as que dependem de computadores modernos. Isso significa que algumas falhas de projeto só seriam descobertas quando algo desse errado, o que só seria considerado através da investigação do acidente.

Um bom exemplo é o projeto do De Havilland Comet, um dos pioneiros da aviação comercial a jato. Primariamente ele contava com janelas quadradas, que acabavam sofrendo stress com a pressurização, levando a fadiga do material nos cantos das janelas. Após um ano de voos, três aeronaves se acidentaram, levando à sua retirada de serviço. Após a investigação e identificação do defeito, a versão corrigida foi lançada, com janelas ovais.

Agora você sabe por que até hoje toda aeronave pressurizada possui janelas com cantos arredondados.


Atualização de padronização

Read and Do, Pilot Monitoring, CRM, Sterile Cockpit. Nem sempre esses conceitos foram presentes na aviação civil.

Se você viajou de avião nas décadas de 80 ou 90, por exemplo, sabe como era fácil entrar no cockpit da aeronave em pleno voo. Fosse para apenas visitar o comandante ou ver o Sol nascer no meio de um voo internacional, a possibilidade existia.

Essa regra foi ficando mais restrita com o tempo, devido a acidentes com esta causa, e depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, tal prática se tornou permanentemente proibida. Atualmente a visita ao cockpit só é possível com a aeronave em solo e com portas abertas, no encerramento do voo.


Implementação de procedimentos

Os checklists, cartas de navegação e IAC/SID também evoluíram.

Quando a navegação noturna por instrumentos começou a ser utilizada na aviação comercial, voos e vidas se perderam devido a procedimentos de navegação propensos a falhas, na sua produção ou execução.

Imagine-se em um voo noturno. Apenas um NDB lhe guiará ao seu destino. O tempo passa, você faz correções, e as luzes do aeroporto de destino não aparecerem. Seu combustível acaba. Você não percebeu que estava se guiando por outro NDB com a mesma frequência.


Aprendendo com erros alheios

Nem todo acidente mostra a necessidade da mudanças técnicas, como alguns onde o erro humano é a causa. Mas não ignore tais relatórios.

Aprenda com os erros alheios, pois “você não conseguirá viver tempo suficiente para cometê-los todos sozinho”.


Exemplo para outros setores

Mais do que um princípio, a Segurança de Voo é um exemplo para outros meios.

Pare para imaginar o que aconteceria se todos os acidentes de automóveis ocorridos fossem investigados com a mesma perícia dos aeronáuticos. Certamente a segurança nas rodovias iria avançar décadas em apenas alguns anos.

É claro que não é totalmente viável, de uma hora para outra, começar a investigar todos os bilhões de casos e motoristas no mundo.

Mas você pode fazer sua parte, começando por utilizar seu cinto de segurança.

Alexandre Sales
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