5 dificuldades das primeiras aulas de voo

Dificuldades durante sua formação certamente existirão. Todavia, tão certa quanto a existência das mesmas é sua capacidade de superá-las. Para você se preparar melhor para tais, vejamos algumas das principais dificuldades presentes nas primeiras aulas de voo.


Checklist

A aviação é um lugar onde não há espaço para erros, e por isso temos de conferir tudo o que realizamos no aspecto técnico da operação da aeronave, e é ai que entra o checklist.

No começo você aprenderá apenas a realizar todos os itens do checklist corretamente. Quando isso for dominado, será requerido que você faça tudo corretamente, e rápido, com agilidade e fluidez. Após isso, o último nível de evolução é você decorar os principais checklists da aeronave, afim de realizá-los praticamente por instinto.

Seguir e decorar seu checklist em seu momento de estudo, na calma de sua casa, é algo simples. Porém, no calor do momento da aula de voo, com um instrutor ao seu lado lhe avaliando, as coisas mudam.

Mas a prática vem com a perfeição, e com cerca de cinco aulas de voo o aluno já domina este primeiro desafio, juntamente com alguns dos que virão a seguir.


Taxiar

Antes de se preocupar em aprender como pilotar a aeronave, um desafio anterior a este será a mera tarefa de conseguir taxiar até a cabeceira da pista.

Os pátios e as taxiways dos aeroportos possuem a chamada yellowline, a linha amarela que deve ser seguida para a aeronave não correr o risco de rodar sobre a grama, seja durante alguma curva em solo ou durante um taxiamento distraído.

Diferente de um carro, nem toda aeronave obedece totalmente os comandos de seu mestre, como aquelas de trem de pouso convencional, ou as de trem de pouso triciclo comandadas através dos freios do trem de pouso principal.

Deste modo cabe ao piloto perceber a sensibilidade de cada aeronave na hora do taxi, afim de comandar a aeronave para onde ele realmente deseja ir.


Manter a razão e altitude

Uma vez no ar, não é difícil realizar pequenas curvas ou mudar sua altitude. O desafio começa quando é necessário subir ou descer de modo contínuo, ou mesmo manter sua atual altitude com zero variação.

Subir com 500ft/min, manter o climb zerado, ou descer com 200ft/min, são tarefas que irão precisar de prática no início.

Fazer com que o ponteiro do climb fique onde o piloto deseja, requer que o aluno saiba como a atitude, potência, e inércia do instrumento atuam entre si. Apenas depois que este perceber como um influencia o outro, a briga com o manche poderá cessar.


Dominar a fraseologia

Tão importante quanto pilotar sua aeronave é coordenar com os órgãos de controle quanto ao voo de sua aeronave.

Infelizmente não há por imposição da ANAC uma formação obrigatória quando se trata de fraseologia e radiotelefonia, portanto o primeiro contato do aluno com a fonia da aviação será literalmente no primeiro voo.

Tropeçar quanto ao alfabeto fonético, esquecer os detalhes de uma instrução longa demais, gaguejar ao cotejar as informações, e não saber como se expressar no padrão correto são alguns dos erros mais comuns.

Escutar fonia online, estudar os manuais oficiais ou do aeroclube/escola, e tirar duvidas com seu instrutores, são as maneiras mais rápidas de dominar a arte de falar ao rádio.


Pousar

Tudo o que sobe tem que descer, e de preferência em segurança.

Pousar será o último tópico que você irá dominar, vendo que requer tantas aulas de voo que você já terá superado todas as outras barreiras até lá. E ainda assim, seu primeiro pouso padrão ainda terá como melhorar.

Novamente a necessidade do conhecimento da relação entre atitude e potência será requerida. Durante a aproximação para pouso, o momento certo de ceder ou segurar o nariz da aeronave, e a hora certa de aplicar ou tirar potência, é o que farão que seu pouso se encerre em um arredondamento perfeito, e toque macio na pista.

Quando você completar cerca de 20h de voo, já terá dominado todos esses tópicos, estará a 50% da formação de seu primeiro curso, e já se sentirá cofiante em voo. A partir daí basta continuar praticando, em busca do seu CHT.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)