Assim como em qualquer linha de aprendizado, o ato de aprender a voar também apresenta erros e dificuldades comuns.
Baseados nessas experiências por vezes repetitivas, os Instrutores de Voo possuem frases pré-engatilhadas para corrigir a maioria dos erros, ou simplesmente chamar a atenção.
Vejamos algumas das mais comuns, e o princípio por trás de cada uma.
“É tudo padronizado”
Essa foi a primeira frase de efeito que escutei, já na minha primeira aula, ainda em solo durante o check pré-voo. Ao passar perto da asa do Cherokee, perguntei ao INVA:
– Posso aproveitar e tirar a capa do Pitot agora? (antes mesmo de iniciar o checklist)
– Não, agora não é o momento certo. Se você ficar adaptando os procedimentos, uma hora vai ignorar algo que pensa já ter feito, pra isso existe o checklist. Na aviação é tudo padronizado.
Ou seja, siga os procedimentos e tudo sairá como esperado. Você não é estilista, então tente não criar moda.
“Mais coordenação”
Pilotar a aeronave, administrar o motor, coordenar do rádio, navegar, manter separação, prestar atenção nas instruções do INVA… e manter a ansiedade. Há muito a se fazer durante a aula.
Devido a essa sobrecarga, em algumas situações críticas o aluno pode se atrapalhar, como coordenar sua posição no circuito de tráfego em uma frequência congestionada, enquanto também se preocupa com a posição da aeronave em relação à pista; check pré-pouso; momento certo de curvar e etc.
– Comandante, você está no ideal de base. Não deveria ter acusado sua posição no início da perna do vento? Você também está saindo do eixo da perna do vento e perdendo altitude. E cadê o check pré-pouso? Mais coordenação.
“Primeiro voe a aeronave”
Em contraste com a situação anterior, há os casos onde o excesso é o problema.
Na minha primeira navegação, eu já havia levado no início do voo uma correção utilizando a frase acima, “Mais coordenação”. Fiquei tão preocupado em manter o rendimento, que em certo momento estava fazendo uma curva descendente, enquanto coordenava no rádio e fazia anotações na WAC. A curva ficou fora do padrão, me atrapalhei no rádio, e as anotações pareciam hieróglifos egípcios.
– Calma comando, primeiro voe a aeronave, o resto pode esperar.
“Mais agilidade”
Como sempre lembra um famoso canal do Youtube sobre aviação, a agilidade tem seu papel. Nas aulas os alunos passam por três fases de evolução:
– Fazer tudo errado.
– Fazer tudo certo.
– Fazer tudo certo… E com agilidade!
– Você fez o checklist corretamente, comandante, ótimo. Mas ele geralmente leva uns 40 segundos, e você demorou 2 minutos. Está tudo certo, mas você precisa de mais agilidade.
“Você acha ou tem certeza?”
– Com esse combustível vamos conseguir fazer nosso voo?
– Esse nível de óleo é o bastante?
– Você sabe onde está voando agora?
– Esqueceu alguma coisa no checklist?
– Essa rampa de aproximação está ideal?
Independente da situação, na aviação não há lugar para achismos.
– Dá ou não dá? Tem certeza?
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022