Dentre os diversos e-mails que recebemos, estão as mensagens de alunos narrando suas más experiências na formação. A saída da instituição onde fazem seu curso prático acaba sendo o resultado dessas experiências.
Para a utilização dos alunos, e também dos administradores das instituições, reunimos aqui os 5 motivos mais comuns para um aluno sair de um aeroclube/escola em busca de outra.
Mau atendimento
Começando pelo campeão da lista, está o fator da qualidade do atendimento.
“Estou pagando caro nesse curso, e eles agem como se estivessem me fazendo um favor!” – É a frase que resume o sentimento.
Falta de cordialidade, indiferença, e o ato de não dar atenção aos alunos são algumas das características. Os relatos se aplicam desde ao atendimento nos balcões, até o modo como é feito o debriefing.
Pelas histórias, percebemos que os alunos não querem ser paparicados. Na verdade, desejam apenas ter um atendimento equiparável ao enorme valor investido no local.
Escala de voo desonesta
Nada é mais frustante do que você se programar, organizar sua semana, sair com antecedência de casa, e chegar no aeroporto apernas para ser informado de que seu voo foi cancelado. Mas acontece.
O que torna esse cenário de frustrante para revoltante é quando o aluno fica sabendo que os motivos para o cancelamento eram falaciosos, na verdade tendo ocorrido apenas para que um outro aluno pudesse voar naquela vaga.
O que o outro aluno fez para ser priorizado? É indiferente. O ato desonesto é grave por si só.
Instrução deficiente
Esse tópico se divide em duas interpretações. A primeira é referente à instrução que evolui mesmo com aspectos deficientes, como um aluno que sabe pilotar de modo seguro a aeronave, mas não sabe passar um Plano de Voo, ou ainda tem dificuldades em se comunicar na fonia… E é checado.
A outra vertente é relativa ao modo de instrução aplicada no ensinamento em voo. Má didática, falta de paciência, correções enérgicas demais e falta de educação acabam afetando a qualidade do aprendizado, e a experiência do aluno.
Estrutura limitada
Por mais bem intencionada que uma instituição de ensino seja, é impossível formar 500 alunos em 6 meses com apenas 2 aviões e 4 instrutores.
É justamente por não perceber isso, ou perceber e aceitar novos alunos mesmo assim, que incompatibilidades acabam ocorrendo.
Atendentes estressados ao dar explicações sem fundamento, e alunos irritados pedindo o dinheiro de volta, é o que acaba acontecendo nos próximos tempos.
Ambiente desagradável
Diferente de outros cursos e profissões, a maioria das pessoas que ingressam na aviação está realizando um sonho de vida, e querem se profissionalizar nisso porque gostam de voar.
Com isso, o aluno procura ter uma boa experiência durante a formação, memórias positivas, e também fazer amigos durante esse trajeto.
Ao invés disso, ele pode passar por uma instrução traumatizante, ser pressionado sem necessidade, e cobrado sem saber como evoluir. Em solo, pode ser ignorado pelos demais por ser “apenas um PP” no meio de muitos “Comandantes” graúdos.
Se essa é sua realidade… É hora de procurar outro lugar.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022