Boa parte das pessoas que começam sua formação na aviação, o fazem ainda quando jovens, com 25 anos ou menos. Ao ver essa predominância, outros que tiveram de postergar esse ingresso nos ares, acabam se sentindo intimidados quanto a viabilidade de seu sonho. Mas como veremos adiante, nem tudo são males.
“Ser velho” é relativo
Por incrível que pareça, a maioria das pessoas que conheci por se preocuparem sobre a idade, o faziam sem motivo. Isso pode ser representado por um rapaz que conheci, que se questionava se já era tarde demais para começar seus cursos, pois ele já tinha… 21 anos.
Mesmo jovem, ele estava preocupado depois de ver que a grande maioria de seus amigos havia começado aos 17 anos, e por isso acreditava que sua idade era um fator de risco, o que obviamente não se mostrava como tal.
Portanto, mesmo que você se considere “velho” com sua idade atual, talvez a realidade ao se redor tenha outra opinião.
Formação acelerada
A principal vantagem que uma pessoa com mais experiência de vida tem diante alguém mais jovem, é o famoso “pé de meia”, suas economias.
Parte dos jovens que começam sua formação na aviação, acabam a fazendo em um ritmo próprio, pois nem sempre tem uma grande reserva financeira, e a ajuda de capital dos pais e familiares pode não ser algo possível.
Contrastando com isso, juntamente com a maturidade de idade está a maturidade financeira, o que pode fazer com que você se forme em um período bem menor, ganhando vantagem em tempo e em aproveitamento no seu treinamento, por ter voado mais frequentemente.
A aviação não é apenas Linha Aérea
As grandes aeronaves de passageiros são a primeira paixão de muitos, e acabam se tornando o principal objetivo no futuro mercado de trabalho.
Levando em conta a oferta de candidatos que a empresa tenha, é estratégico que ela venha a priorizar os pilotos mais jovens, mas caso você seja barrado nesta fase, ainda não é o final da linha.
Aviação de Instrução, Táxi Aéreo, Executiva, Agrícola, Cargueira… As opções são extensas.
Nessas horas sempre tenha em mente que todas aqueles centenas de pilotos que entraram nas seleções das linhas aéreas, saíram de algum lugar, e é justamente lá que sua próxima oportunidade pode estar.
Maturidade de carácter
Uma pessoa com anos ou décadas a mais de experiência na vida, não reflete isso apenas em seus cabelos brancos, mas também em seu comportamento, tomada de decisões, e modo de interagir com as demais pessoas da área.
As vezes a experiência de vida pode ser tão vantajosa quanto a experiência de voo.
Plano B
Pelo fato da pessoa ter postergado o seu ingresso na aviação, esta certamente não ficou esse tempo todo sem fazer nada, e possivelmente passou por outras profissões.
O mercado da aviação pode entrar em crise, problemas de saúde podem surgir, e sua vida pessoal pode mudar.
Nessas horas, uma segunda profissão como Plano B é sempre algo vantajoso de possuir.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022