Depois de superar o curso teórico conquistando o CCT, o treinamento prático de Piloto Privado é o próximo passo. Vejamos a seguir algumas práticas que irão lhe fazer economizar tempo e capital nesta fase.
Estude, ou perderá dinheiro
Imagine um aluno em sua 5ª aula de voo. Taxiando ao ponto de espera da pista, o INVA lhe solicita o check de cabeceira. Um aluno que tenha estudado previamente as manobras da aula em questão, juntamente com aquele procedimento, irá fazê-lo corretamente e com agilidade, poupando seu tempo de aula e tendo um maior aproveitamento. Já um aluno que tenha ido despreparado para a aula irá precisar que o instrutor lhe explique mais uma vez esse procedimento, consumindo tempo e o dinheiro de sua aula de voo.
Deixe suas perguntas no solo
Caso você se sinta despreparado em algum quesito da aula que está prestes a realizar, abra sua mente durante o debriefing. Por mais simples que seja sua pergunta em relação ao nível no qual você está, deixe seu orgulho de lado para que sua dúvida não influencie no seu futuro rendimento. O instrutor está ali para lhe ensinar, então utilize o serviço pelo qual você está pagando.
Faça horas de nacele
Inicialmente esse treinamento pode parecer dispensável, mas tem seu valor. A Hora de Nacele consiste no aluno entrar na aeronave, desligada no pátio, e realizar os procedimentos do checklist como se estivesse na operação normal. Deste modo, ele consegue memorizar a disposição dos instrumentos do painel, e nas próximas aulas conseguirá ter uma maior coordenação nos procedimentos.
Esse treinamento é grátis, podendo ser feito em qualquer avião sem uso naquele momento, então aproveite.
Treine no simulador de voo
A física do voo virtual ainda não é idêntica à da realidade, mas o cockpit por outro lado é praticamente o mesmo. Com isso, a primeira grande utilização dos simuladores domésticos em seu treinamento real será na prática dos checklists, regulamentos e regras de tráfego.
Muitos utilizam o “Voo Mental”, o ato de relembrar o passo a passo de seu voo para decorar as padronizações. Mas melhor do que fazer isso utilizando apenas sua imaginação, é realizar no simulador de voo com a mesma aeronave que você voa, e no mesmo aeroporto que você opera… Agora virtualmente.
Assuma seus erros
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“Não fui eu, foi o vento”, “O rádio deu uma cortada nas instruções”, “Os comandos desse avião parecem diferentes”, “Outro INVA tinha me ensinado diferente”, “Não estou acostumado a voar com mais de duas pessoas no avião” – Essa são algumas das centenas de desculpas proferidas no cockpit após algum erro ser cometido. Apesar das possíveis origens verídicas, a maioria das desculpas é reutilizada apenas para a proteção do orgulho.
Você está aprendendo a voar, portanto é esperado que erros aconteçam, e o primeiro passo para superá-los é assumi-los.
Na maioria das vezes, um “Ciente” ou “Ok” após uma correção do instrutor é bem melhor do que uma fábula do por quê esse erro não foi culpa sua.
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