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Depois de termos visto as vantagens de aprender a voar em uma TMA, vejamos os prós da opção oposta. Os pontos a seguir são aplicados em um aeródromo situado longe de metrópoles, e em espaço aéreo Classe G.
Pouco tempo de táxi
A primeira grande vantagem é a ausência de espera em solo.
Não há Controle de Solo, fila para acionamento, cópia de instruções de saída, ou longas filas para decolagem.
Com isso você poderá acionar o motor, taxiar imediatamente para a cabeceira em uso e decolar, devido também ao tráfego reduzido característico dessa modalidade.
Proximidade da área de treinamento
Outro fator que altera o tempo útil da aula e a duração total do voo é o deslocamento até a área de treinamento.
Alguns treinamentos, como o de stall, precisam ser feitos em áreas com segurança para tal, como as áreas SBR próprias para instrução.
No caso dos aeródromos de interior, as áreas não somente ficam próximas, mas também a rota até elas podem ser literalmente em linha reta, diferente de uma TMA, onde seria necessário seguir os corredores indicados.
Com isso, o treinamento propriamente dito poderá começar em apenas 10 minutos após a decolagem.
Foco no aprendizado elementar
Em uma aula de voo há muitos fatores para se administrar, e isso acaba complicando alguns alunos no princípio da instrução. Aprender a pilotar a aeronave é apenas um dos objetivos.
Navegar, coordenar no rádio, manter separação de outros tráfegos e desviar de urubus, são detalhes característicos de quem voa em metrópoles, mas raros para quem voa em aeródromos mais isolados.
Deste modo é possível focar o aprendizado inicial na pilotagem em si, deixando os outros fatores para as fases seguintes, conforme o aluno for evoluindo.
(Quase) Ausência de conflito de tráfego
Quando corredores e rotas pré-definidas são estabelecidas em um espaço aéreo onde há muitas aeronaves, perigo de colisão e desvios emergenciais podem ocorrer.
Por outro lado, em um espaço aéreo com poucas aeronaves, onde estas estão voando em linha reta níveis acima, esse perigo é bem menor. Ainda existe, mas bem menor.
Para o aluno que está aprendendo a voar, esse detalhe deixará sua pilha de ansiedade mais leve.
Confiança para o voo solo
Mesma para as escolas/aeroclubes que autorizam apenas um circuito de voo solo, isso também se mostra influenciável.
Durante seu primeiro voo solo o aluno está normalmente ansioso, com adrenalina em alta, e com uma mistura de felicidade e receio.
Imagine-o realizando seu primeiro voo solo em um aeródromo não-controlado, com apenas mais uma aeronave no circuito. Tranquilo, não?
Agora imagine-o fazendo o mesmo em um aeródromo controlado, com um King Air, Citation, R44 e um Puchacz sendo coordenados pela mesma Torre. Talvez a ansiedade suba um pouco.
Em resumo, não existe o “melhor local”, vendo que aviadores se formam com sucesso em ambas as modalidades, cada uma com seus prós e contras. No final, cabe a você se planejar e fazer a melhor escolha para seu caso em específico.
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