[youtube https://www.youtube.com/watch?v=t1Q3TejZih8]
Na hora de escolher um local para fazer seu PP ou PC, muitos alunos se encontram na decisão de escolher entre um aeródromo no interior, em espaço aéreo Classe G, ou em outro localizado em uma movimentada TMA, como SP, RJ e BH. Cada um deles possui suas vantagens. Neste artigo, veremos os prós de escolher a TMA.
Fonia
Uma das principais vantagens em realizar sua formação em espaços aéreos como esse é a experiência em fonia que você ganha, seja no ato de o fazer, ou nas comunicações paralelas que se escuta através do rádio.
Em um voo local de 1 hora partindo do Campo de Marte, por exemplo, o piloto poderá passar por até 7 frequências diferentes.
Sendo obrigado a dominar essa habilidade para prosseguir em seu treinamento, o aluno conseguirá um ótimo nível de agilidade na comunicação, já nas primeiras aulas.
Tráfego
Tão frequentes quanto as comunicações no rádio são as aeronaves por trás das mensagens. Desde o momento da cópia das instruções de saída, o aluno já terá contato com outras aeronaves, e na hora do táxi, será encaixado nesse tráfego rumo à pista em uso.
Em voo, ele não somente terá de interagir com todo tráfego à sua volta, mas também deverá manter a separação do mesmo, vendo que nem todo espaço aéreo dentro da TMA possui um controlador realizando esta função.
Atenção situacional
“Ufa, esse passou perto” – É uma frase mais comum do que gostaríamos.
Esses momentos não necessariamente refletem uma colisão imediata, mas sim rotas que se cruzariam a poucos pés de altura/metros de distância.
Com isso, o nível de atenção do piloto-aluno é naturalmente redobrado em voos como esses, onde uma simples distração pode render uma experiência não tão agradável em pleno voo.
Navegação
GPS é um termo inexistente no treinamento de PP e PC, onde a navegação visual e por contato é algo que impera.
Diferente de uma navegação praticamente em linha reta através de uma WAC, o aluno terá que se ambientar com a carta REA (Rotas Especiais de Aeronaves), que delimita corredores, proas e limites de altitude específicos para chegar do ponto A ao ponto B.
Afinal, ir em linha reta seria o mais cômodo, mas é preciso evitar as “pequenas aeronaves” em aproximação para Congonhas e Guarulhos.
Auto-confiança
Para finalizar, está a segurança que o aluno conquista em dominar todos os fatores anteriormente citados.
Uma vez que você finalize todo seu treinamento de PP em uma TMA, realizar suas navegações visuais do PC em qualquer outro local será algo tão intuitivo quanto desviar de pássaros em voo.
Boa parte dos imprevistos, desafios e situações não-rotineiras você já terá superado, podendo agora voar mais tranquilamente, apenas adquirindo experiência com o que já domina.
Se sua escola permite o voo solo, eleve esse conceito ainda mais. Em parte, você ainda estará realizando o que já sabe. Mas por outro lado, não terá mais a “redundância” do instrutor de voo para lhe alertar quando necessário.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022