A inspeção pré-voo, além do checklist

Na semana passada, publicamos em nosso novo canal no YouTube um vídeo mostrando como é feita uma inspeção pré-voo em uma aeronave de instrução. Como pudemos ver, é um procedimento fundamental para garantir um voo tranquilo e, acima de tudo, seguro. E como tudo na aviação, requer basicamente disciplina, ao seguirmos rigorosamente os itens do checklist. Mas você sabia que há itens além do checklist que são fundamentais para uma boa inspeção? Vejamos alguns deles:


Faça sua inspeção com calma

Nem é preciso ser aviador para sabermos que a pressa é inimiga da perfeição. E quando se trata de segurança de voo, toda atenção é indispensável. Por isso, certifique-se de que você terá um bom espaço de tempo para fazer sua inspeção, apresentando-se antecipadamente para o seu voo. Além de poder ver cada item de checklist com toda calma e atenção, você terá tempo para, por exemplo, sanar um nível baixo de óleo ou um pneu mal calibrado, sem que isso impacte o horário de decolagem declarado em seu plano de voo.


Estude o checklist em seus voos mentais

Mesmo inspecionando a aeronave com o checklist em mãos, como determinam os procedimentos, não estamos isentos de, inadvertidamente, pular um dos itens relacionados. Por isso, também é interessante ter na memória cada item da inspeção, o que não nos isenta da obrigatoriedade de portar o checklist durante o procedimento. Uma boa forma de testar seus conhecimentos sobre a inspeção é tentar relacionar os seus itens de cabeça: utilize um editor de textos, ou mesmo um simples caderno, e relacione tanto itens quanto puder se lembrar. Ao final, verifique de quais deles você se esqueceu. Isso fará com que você dificilmente se esqueça deles da próxima vez – o que pode ser em volta da própria aeronave.


Não abandone sua aeronave

Aqui uma recomendação que vale para todos nós: após finalizar sua inspeção, evite sair de perto da aeronave. Ausentar-se mesmo que seja por poucos minutos, somente para beber água ou ir ao banheiro, gera o risco de que alguém mexa em sua aeronave e a desconfigure, ainda que sem más intenções. Como piloto em comando, você é o responsável pela aeronave, desde o momento de assumi-la até o momento de entregá-la de volta. Assim sendo, antecipe tudo o que for possível: um lanche, um gole de água, ou mesmo uma visita ao “Whiskey Charlie”.


Cada escola costuma ter seu próprio checklist, que inclusive, varia de aeronave para aeronave. Estes itens, no entanto, podem ser aplicados em qualquer inspeção. Esteja sempre atento às recomendações de sua escola, e também do fabricante da aeronave. Com isso, você terá tudo o que é preciso para um voo composto apenas de boas surpresas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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