A maioria das profissões possui um curso superior, que qualifica ou especializa o profissional, e a aviação não foge dessa regra. Mas a decisão de fazer ou não um curso superior de aviação não é tão simples.
Diante do alto custo da formação básica de PP e PC, o candidato se pergunta se esse investimento adicional na faculdade realmente vale a pena. E se valer, quando deve ser feito?
A pergunta que realmente importa
As pessoas se perguntam tanto se devem fazer a faculdade, que acabam não se questionando se realmente podem fazê-la.
Se a sua renda está apertada até mesmo para pagar apenas o PP e PC, não invista seu tempo pesquisando sobre a melhor faculdade, vestibular, e outros detalhes. Desde já, você pode decidir fazê-la no futuro, mas até lá muito pode mudar. Então, deixe para pesquisar sobre como e onde fazê-la apenas quando isso for realmente viável.
Piloto só com faculdade não voa
Nessa fase na qual muito capital está em jogo, não perca o foco do essencial. Os cursos de PP e PC no aeroclube/escola de aviação são obrigatórios para se iniciar a carreira como piloto. Já a faculdade, apesar de ser um diferencial, é opcional, e portanto pode ser cortada quando a incerteza ainda for presente no planejamento.
Piloto multirole
Dependendo de como o curso da faculdade é estruturado, o aluno não precisa ter concluído seu treinamento prático para receber o diploma.
Caso isso seja o caso em seu curso, antes de decidir fazê-los juntos apenas para economizar tempo, leve em conta que tanto a faculdade quanto o curso prático irão lhe exigir dedicação e estudo. Concentrar-se nos estudos da faculdade em época de provas, ao mesmo tempo em que você está tendo problemas para realizar certo procedimento no treinamento prático, pode não acabar bem.
Se você está inseguro sobre isso, faça um só depois que acabar o outro. Nem a faculdade, nem o aeroporto irão sumir dali, portanto não há motivo para pressa.
A influência da faculdade no mercado de trabalho
Dentre os principais argumentos da área, está o fato de que algumas empresas aéreas contratam com um menor número de horas de experiência os pilotos que possuem faculdade. Isso é verdade, só que não.
A maioria das empresas dá preferência, na verdade, apenas a um grau superior, independente do curso. Então, mesmo que você curse culinária ao invés de aviação, está valendo.
É claro que um piloto especializado em aviação irá chamar mais atenção do que um especialização em gastronomia, mas isso não é o motivo definitivo para jogar todo seu capital em cursos de uma área só.
Resumindo
Você possui condições de arcar com uma faculdade sem comprometer o financiamento de suas horas de voo e vida pessoal? Caso sim, siga em frente. Em tempos de baixa no mercado de trabalho, detalhes farão a diferença.
Caso contrário, foque-se nas horas de voo, comece a trabalhar como piloto, e invista na formação superior no futuro, se desejar.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022