Airlift International | HCA 133

posted in: Artigos | 1

capítulo_133

Quando se fala em universidades mundialmente conhecidas, alguns nomes rapidamente vêem à mente daqueles que sonham em se formar nas mais renomadas instituições de ensino. Alunos de tecnologia em geral sonham em formar-se no MIT, em Massachussets; alunos de medicina, por sua vez, sonham em graduar-se em Harvard ou Cambridge; a universidade de Berkeley é um dos destinos mais desejados de inúmeros estudantes de música, além de outros cursos. E mesmo em matéria de aviação, há uma instituição que transformou seu nome em uma referência no assunto. A Universidade Embry-Riddle, com unidades na Florida e no Arizona, é conhecida como “A Harvard dos Céus”, e foi fundada em 1926 como uma escola de aviação, pelos entusiastas Talton Higbee Embry e John Paul Riddle.

Empreendedor por natureza, John Paul Riddle fundou diversas empresas, e inclusive, algumas companhias aéreas. Uma delas foi a Airlift International, estabelecida em 1945, em Miami, na Florida. Voltada aos voos charter e de carga, a Airlift International iniciou suas operações utilizando aeronaves Curtiss C-46 e Douglas DC-4. Os primeiros voos partiam de Miami com destino a Porto Rico, no mar do Caribe. Seis anos após sua fundação, em 1951, sua malha aérea se expandiu a fim de atender também à cidade de Nova Iorque.

A exemplo do que ocorre com inúmeras companhias aéreas, a Airlift International buscou expandir-se através da aquisição de outras companhias aéreas. Foi o que aconteceu em 1968, quando a Airlift adquiriu a Slick Airways, uma companhia cargueira pertencente a um multimilionário texano. Outra forma de buscar expansão foi oferecer fretamentos às Forças Armadas, o que era efetuado com aeronaves Douglas DC-7.

A companhia entrou para a eja dos jatos em 1963, quando adquiriu suas primeiras unidades do Douglas DC-8. Outros jatos a integrarem sua frota foram os Boeings 707 e 727. Mesmo com o crescimento do fretamento de voos para os militares e também para a América do Sul, a companhia enfrentou severas dificuldades financeiras que comprometeram sua existência. Dessa forma, ela entrou com processo de falência no ano de 1981, buscando reorganizar-se. Sem sucesso nesta última iniciativa, a Airlift International encerrou suas atividades dez anos depois, em 1991.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)