Aloha Airlines | HCA 139

posted in: Artigos | 4

capítulo_139

A Aloha Airlines foi uma companhia fundada em 26 de Julho de 1946 pelo empresário Ruddy F. Tongg, Sr., após adquirir uma única unidade de uma aeronave C-47, versão militar do clássico Douglas DC-3. Operando a partir de Honolulu, no Hawaii, a companhia oferecia voos às cidades havaianas de Maiu e Hilo, sob o nome Trans-Pacific Airlines, em alusão aos planos de seu fundador: criar uma companhia aérea que interligasse o Hawaii tanto à California quanto à China.

Apelidada de “TPA – The Aloha Airline”, a companhia mudou seu nome para “Aloha Airlines” em 1958. No ano seguinte, sua frota recebeu a primeira aeronave turboélice, um Fairchild F-27. Em 1963, foi a vez de duas unidades do Vickers Viscount integrarem a frota, junto a uma terceira unidade adquirida pouco tempo depois. Nessa ocasião, a companhia já operava com aeronaves equipadas exclusivamente com motores a turbina, mas ainda faltavam aeronaves puramente a jato. Em 1966, a companhia adquiriu seu primeiro BAC One-Eleven, acompanhado do Douglas DC-9, que se incorporaria à frota tempos depois. Em 1968, a Aloha Airlines adquiriu seu primeiro Boeing 737-200. Logo os Boeings da série 737 se tornariam um ícone da companhia, que passaria a utilizar somente esse modelo de aeronave.

A Aloha Airlines sempre apresentou um altíssimo grau de segurança em suas operações. Em toda a sua história, foram registrados apenas dois incidentes, sem vítimas, e um acidente com uma única vítima fatal. Em 28 de Abril de 1988, o Boeing 737 que operava o voo 243, de Hilo a Honolulu, sofreu uma descompressão explosiva, que arrancou parte de sua fuselagem. Milagrosamente, os pilotos conseguiram pousar em segurança, contabilizando apenas a perda da vida de uma comissária de voo, Clarabelle Lansing. Descobriu-se, posteriormente, que a explosão ocorreu por fadiga de materiais da fuselagem. O caso inspirou o filme Miracle Landing, produzido para a televisão americana.

Por conta de dificuldades financeiras causadas por falhas de gestão e pelos impactos do atentado de 11 de Setembro, a Aloha Airlines encerrou suas atividades em em 31 de Março de 2008. Parte de sua frota foi transferida para sua subsidiária cargueira, a Aloha Air Cargo, que segue em operação até os dias de hoje.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)