A Arrow Air Cargo foi fundada em 1947 por George E. Batchelor, um piloto nascido no estado do Oklahoma em 1920, descendente de tribos indígenas americanas. Apesar de haver recentemente perdido sua esposa e seu filho em um acidente aéreo, Batchelor estabeleceu a base de operações de sua companhia em Torrance, na Califórnia. Inicialmente operando com uma pequena frota de aeronaves Douglas DC-3 no transporte de carga e de passageiros, a Arrow Air Cargo mudou-se para a Florida, na costa oposta do país, no ano de 1964.
Ao longo dos anos, a mudança geográfica de sua base de operações provou-se benéfica aos negócios da Arrow Air, que até o ano de 1985, já havia transportado mais de um milhão de pessoas para 245 destinos em 72 países, a maioria em voos não regulares. À época, sua frota já era composta de jatos DC-8 e DC-10. Apesar da maior parcela de sua receita ser proveniente de voos regulares para o Canadá, Porto Rico e México, a Arrow Air Cargo expandiu sua receita prestando serviços como treinamento de pilotos e manutenção para outras companhias, além de fretamentos militares que representaram uma pequena contribuição à soma de seus ativos.
O crescente sucesso da Arrow Air foi severamente comprometido com um único acidente fatal, responsável por vitimar 248 soldados e oito tripulantes. A queda de um DC-8 da companhia no dia 12 de Dezembro de 1985, logo após a decolagem na província canadense de Terra Nova, gerou grande repercussão na mídia e severas investigações sobre a companhia, além de um dano praticamente irreparável à sua imagem. A nova gestão de companhia, instaurada em 1987 com a nomeação de seu novo presidente, Richard Haberly, recorreu à prática do wet lease – disponibilização de aeronaves, combustível e tripulantes para outras companhias – numa tentativa de salvar a empresa da falência.
Apesar de tornar-se a companhia cargueira com a maior operação a partir do Aeroporto Internacional de Miami, em meados de 1995, a companhia declarou falência no ano de 2004. Ações de reestruturação se seguiram nos anos consecutivos, incluindo uma parceria com a MatlinPatterson Global Opportunities, que já havia assumido o controle financeiro da brasileira Varig Log em outra ocasião. Em 30 de junho de 2010, a Arrow Air Cargo encerrou finalmente suas operações, oito anos após o seu fundador falecer, não sem antes doar muito de sua fortuna pessoal a causas em prol de moradores de rua e crianças carentes.
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