Briefing – Saudades do que não vivenciamos

posted in: Artigos, Renato Cobel | 3

Briefing_10_Canal_Piloto

Aproveitando que abordamos o assunto no último CP Cast, é interessante falar sobre esse sentimento que muito aviadores da nova geração compartilham com os da antiga.

Quando eu converso com alguém apaixonado por aviação, não importa a idade, em algum momento falamos sobre nossas antigas companhias aéreas e suas magnificas aeronaves. Também compartilhamos certa tristeza ao lembrar o destino de alguns desses pássaros metálicos, que ficaram abandonados pelos aeroportos do nosso país, como alguns ainda estão.

Lembro que, em uma viagem que fizemos pelo Canal Piloto no ano passado, ao pousarmos em Brasília-DF, comentei com o Sales sobre os Boeing 767 da Transbrasil, que ali repousavam e nunca mais cortariam os céus. Lembrei-me também da primeira vez que fui a um evento em Congonhas, há alguns anos. Ao lado daquelas aeronaves em exposição, havia ainda os pássaros da VASP, e esse contraste me marcou.

Foi triste ver o fim daquelas belas aeronaves. Por mais que as modernas tenham o meu fascínio, as antigas têm o seu charme, e isso me dá a sensação de sentir falta de algo que eu nunca vivenciei. Acontece isso com você?

Muitos não concordam, mas eu acredito que essas aeronaves tenham um fim muito mais digno sendo transformadas em restaurantes, salões de festa ou playground, em vez de simplesmente serem desmanchadas e reduzidas a uma massa metálica, sem nenhuma forma aerodinâmica. Por mais que elas nunca mais ganhem altura, ainda poderemos apreciá-las uma vez mais.

Abraços e até a próxima!

Renato Cobel

Renato Cobel
Redes