Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa Tarde a todos do Canal Piloto,
Minha duvida esta sobre a IS 61-004A de 04/07/2014. (http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IS/2014/IS61-004A.pdf)
Essa IS esta gerando uma certa polêmica no aeroclube onde voo, porque alguns dizem que e necessário fazer voo de cheque quando se faz a transição de aeronaves que sejam de família/classe/modelos diferentes como por exemplo trem fixo para trem retrátil, passo fixo para passo variável.
Minhas dúvidas, são: é realmente necessário um voo de check com checador ANAC ? Ou voo de adaptação com instrutor do aeroclube é suficiente ?
O que ANAC quer dizer com ” … curso desta aeronave, ministrado e certificado por instrutor de voo habilitado” em seu exemplo ?
Abs,
Agostinho
Nossa resposta
Agostinho,
Para responder à sua pergunta, fui procurar a ajuda do Raul Marinho, editor do blog Para Ser Piloto, que me deu a explicação abaixo:
“A IS 61-004A foi revogada, e assim não existe mais o conceito de “famílias de aeronaves” que ela trazia. Porém, é necessário respeitar a seção 61.199-b do RBAC-61, que diz o seguinte:
“O titular de uma habilitação de categoria ou classe pode exercer suas prerrogativas apenas nas aeronaves pertencentes à habilitação de categoria ou classe correspondente nas quais estiver devidamente qualificado. Para estar qualificado a operar determinada aeronave pertencente a uma habilitação de categoria ou classe, o titular da habilitação categoria ou classe deverá ter recebido a instrução necessária, com instrutor devidamente habilitado e qualificado, para realizar a operação de forma segura, e tal instrução deverá ser registrada em seus registros de voo (Sistema Eletrônico de Registro de Voo ou CIV), onde o instrutor deverá declarar que o piloto encontra-se em condições de operar a aeronave com segurança.”
Desta maneira, sempre que um piloto for voar um novo modelo de aeronave, mesmo que dentro de uma mesma CLASSE, tenha esta aeronave diferenças na sua operação ou não, seria necessário receber instrução de solo (‘ground’) e de voo, ministrada por um INVA (e anotada na CIV), em que este declare que o piloto está apto a pilotar aquele modelo de aeronave. Isto é a interpretação direta do regulamento acima citado.
Abraços,
Raul Marinho”
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
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