Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
olá, primeiramente parabéns pelo site, tenho acompanhado diariamente.
A minha dúvida é em relação a CIV eletrônica. a escola onde fiz minha instrução de PP lançava todas as minhas horas na civ eletrônica, nunca preencheram a de papel. agora vou fazer o treinamento de PC IFR e eles exigem a minha civ de papel com todas as horas, mas ela não foi preenchida.
A minha pergunta é: tenho que correr atrás da escola para eles lançarem todas as horas na civ de papel ou essa outra escola tem que aceitar só as da civ eletrônica?
no aguardo… grato
Pedro Sousa
Nossa resposta
Pedro,
No ano passado, escrevi este post falando um pouco sobre a CIV digital e a CIV de papel.
Respondendo à sua pergunta, como mencionei no post acima, é necessário que você procure o aeroclube onde voou as horas do PPA, para que aquela instituição assine a sua CIV de papel, reconhecendo a veracidade das horas já voadas. A CIV eletrônica deve ser igual à CIV de papel. Inclusive, é na CIV de papel que os proprietários de aeronaves/diretores de aeroclube assinam, reconhecendo a autenticidade das horas. Isso é impossível de ser feito na CIV eletrônica.
A CIV de papel somente deixará de existir quando for possível comprovar, de forma digital, a veracidade das horas ali lançadas. Ou seja, quando for possível o cruzamento dos dados da CIV digital com o diário de bordo das aeronaves. Na minha opinião, isso ainda levará algum tempo para acontecer. Portanto, a CIV de papel continua, ao meu ver, mais importante do que a CIV digital.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017