Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá! Boa tarde!
Meu nome é Thiago, tenho 25 anos, sou investidor na construção civil, mas sempre tive o sonho de ser piloto. Sou checado PP MNTE VFR e me surgiu a oportunidade de entrar em sociedade na compra de um King Air C90B. Gostaria de saber se, sem habilitação PC e IFR, posso tirar a habilitação de tipo do C90 e acumular horas como piloto em comando.
Grato pela atenção!
Abraços!
Nossa resposta
Thiago,
A obtenção de habilitação TIPO apenas com o PPA (regulamentos VFR), em aeronaves como o KING AIR, é possível somente se a aeronave tiver peso máximo de decolagem de até 5.670kg ou 12.500lbs, e for single pilot. Acima desse peso de decolagem, é necessário ser aprovado na prova de PLA-teórico.
Os detalhes a esse respeito constam no RBAC 61 – EMD 05 – item 61.213:
61.213 Concessão de habilitação de tipo
(a) O candidato a uma habilitação de tipo deve cumprir o seguinte: (1) pré-requisitos:
(i) ter sido aprovado em exame de conhecimentos teóricos da ANAC de Piloto de Linha Aérea, conforme estabelecido na seção 61.137 deste Regulamento, exceto para habilitações de helicópteros certificados para tripulação mínima de 1 (um) piloto, aviões turboélice com peso máximo de decolagem de até 5.670 kg (12500 lbs) e dirigíveis;
Sobre com tirar a carteira TIPO:
– Fazer o curso “ground-school” em um Centro de Treinamento de Aviação Civil, homologado pela ANAC. Caso não exista nenhuma instituição homologada pela ANAC, esse treinamento teórico poderá ser dado por um PC ou PLA, mas essa pessoa deverá lançar na CIV e CIV-DIGITAL o tipo da aeronave e o treinamento realizado, conforme está no RBAC 61.
Para maiores informações de como obter a carteira tipo, recomendo acessar este link.
Sobre quais aeronaves são tipo, single pilot ou multi-pilot, sugiro a leitura da IS 61-004C.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017