Dúvida – Como vencer a desmotivação?

posted in: Duvidas | 3

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, sou um grande fã e minha pergunta já até foi respondidas por um dos vídeos, mesmo assim vim aqui pra ter mais uma motivação.

Eu tenho 18 anos e sou um louco apaixonado por aviação, TRABALHARIA DE GRAÇA COMO UM PILOTO COMERCIAL. Eu estou pra fazer uma prova da aeronáutica, A EEAR, me formar sargento para ter dinheiro e conseguir pagar meu primeiro degrau pro meu sonho.

Porém em casa Sou severamente desmotivado, com frases curtas e grossas, hoje mesmo minha mãe disse com essas exatas palavras: ” Que ideia, Agora TATU querendo se tornar algo que nunca conseguirá ser “. Tatu ? ja passei pra duas faculdades federais, enfim… Antes de ser formar um PP você enfrentou problemas do tipo que mencionei? Deixaram de acreditar em você ? me responda por favor, é um sonho, amor pra mim a aviação… Voltando um pouco… quando minha mãe disse aquela frase, eu não engoli a seco mas também não respondi por respeito somente disse : ” sim, o tatu vai se tornar um piloto e você pode escrever isso”. e agora estou aqui :D

Nossa resposta

Caro leitor,

Para algumas pessoas, a obtenção da carteira de piloto de avião foi como ir à escola. Bastou um pouco de dedicação e estudos para checar o PCA-MLTE/IFR. Além disso, para outros pilotos, a questão financeira foi tranquila, pelo motivo de essas pessoas virem de família com alto poder aquisitivo.

No entanto, para outros, tornar-se piloto foi uma grande luta, devido à falta de recursos financeiros, ou a dificuldades em alguma fase do treinamento, como IFR ou solar o avião, por exemplo. Para vencer a dificuldade no voo, acredito que muita dedicação aos estudos e persistência são ingredientes fundamentais.

Falando dos recursos financeiros, digo para quem quer seguir essa carreira que, com persistência e foco, é possível a realização do sonho.

Na minha opinião, muitos querem ser piloto de avião pelo glamour da profissão, por pensar que vão conquistar muitas mulheres usando um uniforme, ou por achar que vão ficar ricos. E por isso, na primeira dificuldade, muitos desistem.

Tenho um ponto de vista de que, para trabalhar nessa profissão, é necessário muito amor. Essa é uma profissão muito solitária, na qual passamos muitos dias sozinhos e em lugares diferentes. Também não é possível criar vínculos, pois passam-se poucos dias em cada local. Os horários são sempre diferentes, e passamos muitos feriados, aniversários e outras datas comemorativas longe de casa.

Enxergo que muitos pilotos não gostam de voar, não gostam de estudar. Chego a dizer que, hoje, muitos alunos só estão voando pelas fotos e pelo salário. E quando surge a primeira dificuldade, logo desistem.

Por outro lado, aqueles que tiveram que lutar pelo sonho serão profissionais realizados e felizes. Acho que você deve ver o que sua mãe lhe falou como mais um motivo para provar que “tatu vai ser tornar piloto de avião, sim”. As oportunidades aparecem para aqueles que lutam, e são honestos e persistentes – ou seja, para os bons profissionais.

Muitos vão lhe chamar de “tatu”, mas você não pode abaixar a cabeça. Muito pelo contrário, é aí que você deve levantar a cabeça, e lutar com todas as suas forças para mostrar que você não é isso, estudando e dando o melhor de si. Infelizmente, dentro de nossas próprias famílias, encontramos pessoas que não nos ajudam, mas tentam nos desmotivar. Talvez ajam assim porque não se realizaram profissionalmente, e também desejem que todos ao seu redor tenham a mesma frustração.

Gostaria de lhe recomendar dois filmes que falam muito sobre motivação:

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes