Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Tenho 15 anos, e desde os 12 anos sonho em ser piloto. Desde então venho me esforçando muito na área de exatas, e como comecei a me apegar, comecei a pensar em fazer um curso superior no ITA de engenharia aeronáutica, mas eu tenho algumas dúvidas, como por exemplo:
Este curso poderá abrir portas para me tornar um piloto?
Como saber mais sobre as matérias deste curso em particular?
Seria uma boa faculdade para quem ainda sonha em ser um piloto profissional?
Onde eu posso obter informações sobre este curso superior em particular?
Obrigado desde já, seus vídeos me trazem muita força de vontade para continuar sonhando cada vez mais alto (literalmente).
Caique de Sousa Freitas Duarte
Nossa resposta
Caique,
A carreira no ITA vai te conduzir para o campo de projetos de aviões, ou criações de inovações tecnológicas nas aeronaves, todas no campo da engenharia. Seria sim um ponto a mais, mas não um grande diferencial definitivo quando fosse se tornar piloto.
Se você for de fato relacionar a formação militar com a civil, para se tornar piloto, você pode escolher dois caminhos. A carreira militar, onde você vai ter que estudar bastante e fazer uma prova de várias matérias (português/matemática/física/inglês), e em seguida fazer um exame físico. Para ter maiores detalhes, procure os seguintes sites:
Se desejar seguir carreira militar, saiba que deverá estudar muito durante toda a formação. As aulas serão em Barbacena ou Pirassununga. É um dos cursos onde o aluno é mais pressionado e exigido, porém é a única carreira em que o piloto vai ter a honra de pilotar um caça. Após formado, o piloto vai ser transferido para qualquer uma das bases aéreas no Brasil.
A outra alternativa é seguir a carreira comercial. Eu por exemplo, quando tinha a sua idade, não pude fazer a prova para ingresso na carreira militar, pois uso óculos.
A formação na carreira Comercial já foi contada pelo Sales em seus vídeos sobre a formação do Piloto Comercial. Recomendo dar prioridade a inicialmente tirar todas as carteiras, PP e após PC/MLTE – IFR.
Finalmente, voltando ao ponto do curso superior indicado, se tiver condições e puder fazer em paralelo, faça o Curso de Ciências Aeronáuticas ou Aviação Civil. Mas deixo citado que a faculdade é um curso mais caro. Hoje em dia, as carteiras (PC-MLTE/IFR) e o inglês são muito mais importantes do que um diploma universitário, que você pode tirar quando estiver trabalhando como piloto. Todas as empresas aéreas tem convênios com várias faculdades para se obter o diploma de ensino superior.
Ou seja, cada curso trará sim conhecimentos valiosos, tal qual o de engenharia, mas nesse momento é necessário ter foco no seu objetivo final.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017