Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá Satoshi!!
Sou Victor Costa, zootecnista, 30 anos, Rio Verde-GO.
Iniciei meu curso de PPA teórico recentemente em uma escola de Goiás. Me foi informado que com o CMA em mãos já é possível realizar até 20 hrs de voo, mesmo sem a aprovação na banca teórica da Anac. Tal informação procede?
Obrigado e grande braço a todos!!
Victor Costa e Silva
Nossa resposta
Victor,
Na minha opinião, iniciar as aulas práticas do PP antes da prova teórica – PP ANAC é um excelente caminho. Ao meu ver, as horas de voo vão ajudar muito na compreensão da maioria dos conceitos de matérias como Teoria de Voo e Regulamentos VFR. Sendo assim, essa prática vai acabar ajudando na prova da ANAC.
Porém, sem aprovação na prova teórica da ANAC, você só poderá fazer até a 15ª hora de voo. Sendo assim, no final do curso teórico, recomendo que você faça uma hora de voo a cada dois dias, pois por volta da 15ª hora de voo ocorerá o seu voo solo. Nesse momento, você deverá ter uma frequência de no máximo 3 horas de voo por dia. No meu ponto de vista, voando acima dessa quantidade de horas diárias de voo, ocorre uma perda no aprendizado. Além do mais, para continuar o treinamento após a 15ª hora de voo, muitas escolas pedem a aprovação na banca da ANAC.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017