Dúvida – Quais as perspectivas para MMA no setor OFFSHORE?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá,

Faz pouco tempo que venho acompanhando o canal piloto e ouvi o CP Cast 23 Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

Contudo, solicito informações sobre o mercado de trabalho voltado para a manutenção de aeronaves do setor on/offshore, visto que duas plataformas já estão iniciando fase de operação na região onde moro. Portanto, no que diz respeito ao mercado de trabalho voltado para a manutenção de aeronaves que atuam nesse setor, gostaria de saber se as oportunidade são boas e promissoras, visto que pretendo prestar as provas da ANAC para obtenção das carteiras em GMP e células, por isso o meu interesse na área.

Grato,

Alex Pinheiro

Nossa resposta

Alex,

Para responder à sua pergunta fui conversar com Costandi Kardosh, que é piloto de helicópteros, trabalha na aviação executiva há muitos anos, e atualmente está abrindo uma escola para pilotos de helicóptero. A resposta que ouvi dele foi que o mercado da aviação, tanto para helicópteros quanto para aviões, é instável. Ou seja, temos épocas em que o mercado está aquecido, onde as empresas vão contratar muita mão-de-obra, com pouca experiência. É o que deve acontecer com o mercado de trabalho para pilotos de helicóptero, devido ao Pré-Sal.

Daqui a alguns anos, no entanto, esse mercado entrará em baixa, e essas mesmas empresas vão começar a fazer demissões, para se ajustar às novas condições econômicas, não mais tão favoráveis assim. É o que aconteceu com a TAM e GOL, por exemplo. E para oferecer uma vaga no mercado, essas empresas passam a ser mais exigentes com relação aos requisitos mínimos.

Aí te faço a seguinte pergunta: por que você está procurando essa área? Por que gosta, ou por dinheiro?

A rotina da aviação requer abrir mão de finais de semana, família, eventos sociais, festas de final de ano. E para quem trabalha em plataforma de petróleo, OFF SHORE, o regime de trabalho é de 15 dias trabalhando e 15 dias de folga.

Por outro lado, é uma área extremamente fascinante para quem gosta daquilo que faz. Para mim, que sou piloto de avião, as melhores coisas são ver o nascer e o pôr-do-sol, e ver como as distâncias podem ser pequenas.

Por isso te digo: pense nisso.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes