Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Em seu ponto de vista e com sua vasta experiência na aviação de instrução, gostaria de saber de você o que seria uma instrução perfeita. Como o aluno deveria agir para que o instrutor pudesse ver que o mesmo está compreendendo tudo e aplicando perfeitamente, etc. Tenho essa curiosidade!
Eliabe.
Nossa resposta
Eliabe,
Por parte do aluno, o mesmo deve chegar à escola tendo estudado todas as manobras e lições, a fim de que, se possuir dúvidas, elas sejam sanadas durante o briefing com o instrutor.
Já por parte do INVA, o mesmo deverá manter a calma e paciência durante toda a instrução, e conhecer bem as manobras que vai ministrar, para que seja possível solucionar qualquer tipo de dúvida do aluno. Também é importante que o instrutor saiba ensinar a mesma manobra de várias formas diferentes, além de deixar o aluno seguro nos comandos da aeronave, intervindo o mínimo possível.
Acredito que um INVA, para chegar nesse estágio, demora em torno de 200 horas de voo em instrução. Com esse tempo, ele terá segurança e tranquilidade de aplicar os ensinamentos, além de conhecer realmente os limites da aeronave.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017