Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:
Dúvida
Oscar lima alfa Satoshi recentemente fiquei sabendo que na EJ em Jundiai o pratico é diferente em relação ao outros aeroclubes considerados mais padrão normais, pelo seguinte motivo a pressão para ajustar o altímetro e o checklist interno e externo da aeronave é dito em inglês e o altímetro não em hpas, só que fiquei com duvidas em relação a isto pois tenho a EJ uma referencia em treinamento pratico pela quantidade de aeronaves e agendamentos de voo ou seja isto é feito no pratico de PP ou só no pratico de PC ou o aluno escolhe como será feito mediante uma entendimento com o instrutor?
Satoshi mais uma duvida estou no meio do meu teórico aqui no ACVG e aqui é parecido com o ACSP aulas na parte da manha,tarde e noite e finais de semana como moro aki assisto todas as aulas de todos os turnos chegando em casa estudo pelos cds da e-fly e faço exercícios ou seja só pego nos livros na sala de aula vc considera este um meio vamos dizer que quase excelente ou estou fazendo totalmente errado?
Lauro
Nossa resposta
Lauro,
Na EJ, todos os check-lists são em inglês, para que o aluno comece a se familiarizar, desde o primeiro voo, com a nomenclatura das superfícies do avião nessa língua. Inclusive, o instrutor sempre irá auxiliar o aluno naquilo em que ele tiver dúvida no check-list em inglês.
Com relação ao altímetro, a grande maioria desses instrumentos nos Cessna 152 são realmente em Pol/Hg, pois os altímetros novos geralmente vêm dos USA, onde esse é o ajuste mais utilizado. No entanto, como todos os órgãos de controle no Brasil utilizam hPa, existe uma tabela dentro do avião para que o aluno possa fazer a conversão de hPa para Pol/Hg em poucos segundos.
Tudo isso, check-list em inglês e altímetro em Pol/Hg, o aluno encontra desde o seu primeiro voo como PPA.
A minha dica em relação aos estudos é que você vá ao ACVG de manhã assistir às aulas, e no período da tarde retorne para casa, para estudar pelo e-fly e fazer todos os exercícios que puder. Reserve o período da noite para descansar: estudando mais de 15 horas por dia, chega um momento em que o cérebro não absorve mais nada. Os livros são importantes para tirar dúvidas no conceito, mas para fixação da matéria, nada melhor do que fazer exercícios. Assista às aulas de outro período somente para tirar eventuais dúvidas.
Atenção: decorar resposta de questão não é garantia de aprovação na Banca da ANAC. As apostilas dão apenas uma ideia sobre a prova. As questões são parecidas, mas não são iguais. Lembre-se disso.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail . Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017