Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá, sou Rafael Maia tenho 27 anos, sou de SP capital, sou Contador, trabalho na TAM linhas aéreas, inicio meu PP teórico em agosto.
Minha dúvida é se podemos afirmar que, pra conquistar uma vaga como piloto é tão somente com o famoso “Quem indica”, ou se atuando numa empresa da área fica mais fácil, claro que, em ambas as situações eu atenda os requisitos como PP, PC, IFR, ICAO 4 e etc; Qual sua opinião sobre isso?
Parabéns e obrigado pelo trabalho que vocês fazem.
Logo mais estarei pilotando os livros!
Nossa resposta
Rafael,
Para quem trabalha em empresas aéreas como TAM, GOL, AZUL, AVIANCA e PASSAREDO, existe uma seleção interna, onde os requisitos mínimos são menores do que a seleção externa. Esse tipo de seleção é somente para funcionários da empresa com mais de 6 meses de casa. Pelo que sei, na GOL, AZUL e AVIANCA, os requisitos mínimos são: 250 horas de voo, PCA-MLTE/IFR, Jet Training e ICAO 4, para os candidatos com ensino superior. Já para aqueles que não têm faculdade, as horas de voo aumentam para 500 horas.
Sei também que, atualmente, a TAM não possui migração interna para funcionários, os quais têm solicitado essa possibilidade de migração.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017