– Dúvida – Simulador na formação de PPH

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Duvida

Olá, estou começando minhas aulas praticas do PP de helicóptero, realizei apenas duas horas de voo ainda. Como pilotar uma aeronave está sendo algo totalmente novo para mim, gostaria de saber se é válida a ideia de fazer 5 horas (ou mais) de simulador AATD do Robinson 22 homologado pela ANAC apenas para ganhar mais noção da sensibilidade dos comandos, principalmente para o comando ciclico o qual é extremamente sensível ao movimento no  voo pairado. Buscando dessa maneira aproveitar com maior desempenho o inicio do meu curso prático de PP e evitar uma possível necessidade mais horas praticas antes do check.

Vocês acham uma boa ideia fazer essas horas ?

Os simuladores são bons para ganhar noção da sensibilidade dos comandos no inicio do curso prático ?

Abraço e bons voos !

Danilo Carpejani

Nossa resposta

Danilo,

Para responder a sua pergunta fui conversar com Ylton Guarnieri, que é instrutor de helicóptero e avião, segue a resposta dele:

” A prática do simulador sempre agrega conhecimento ao voo, pois o aluno deixa de ter o receio de quebrar o equipamento. Para aprimorar a sensibilidade não é muito válido, o treinamento no simulador pois o simulador possui diferenças do helicóptero, principalmente na sensibilidade e profundidade, visto que não sentimos no simulador a sensação de estar em movimento.

O simulador é muito útil para aprimorar manobras mais complexas como auto rotação, procedimentos de emergência e gerenciamento de parâmetros internos da cabine sem muita pressão, como velocidades de subida, checklists, rampa de aproximação mantendo a velocidade esperada, entre outros. O treinamento em simulador no início do curso prático ajudará principalmente a aprimorar a coordenação pé/mão como puxar coletivo/pedal esquerdo, aumentar velocidade sem perder/ganhar altitude, entre outros, além de ganhar agilidade nos procedimentos internos de checks, acionamento e corte. “

Abcs

Ylton

Att.

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes