Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá.
Estou com uma grande dúvida no momento sobre transponder.
Estou para fazer um voo, mas faz tempo que não utilizo o transponder e acabei me esquecendo dos detalhes. Tentei achar na internet mas nada muito explicativo.
Queria saber quando colocar em em “stand-by”, quando colocar em “on” e também em “ALT”.
Muito Obrigado.
ATT.
Vinicius luchmann
Nossa resposta
Vinicius,
Ao acionar a aeronave, você deve colocar o transponder na posição STAND-BY, e alocar o código 2000 quando estiver em um aeródromo que não dispuser de serviço radar.
Ao alinhar na cabeceira, você deverá colocar o transponder na posição ALT, e deixar nessa posição até o término do voo, quando livrar a pista de pouso do aeródromo aonde foi feito o pouso completo. Nesse momento, você vai colocar o transponder na posição OFF e permanecer assim até o corte do motor.
O código transponder somente deverá ser alterado em situação de pane de rádio ou falha de comunicação (7600), sequestro (7500), emergência ou interceptação (7700), ou por solicitação de órgão ATC (torre ou controle).
Abaixo, apresento-lhe uma breve descrição das funções do transponder:
- Posição OFF: Transponder desligado;
- Posição STAND-BY: Transponder ligado sem emitir nenhum sinal;
- Posição ALT: Transponder emitindo informações de identificação da aeronave, altitude e velocidade;
- Posição ON: Transponder emitindo somente identificação da aeronave;
- IDENT: O alvo (aeronave) passa a piscar na tela do controlador, para facilitar a identificação na tela do radar.
Para maiores informações, recomendo a leitura desta publicação.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017