Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:
Dúvida
Olá Satoshi, tenho uma dúvida referente a prova da ANAC e o começo das horas do PPH.
Estou estudando por conta própria para poder realizar a prova antes de 06/2014, pois a escola de aviação mais próxima fica a 140KM da cidade onde moro, e isso acaba dificultando que eu faça o curso teórico presencial. Porém, só pretendo começar as horas de vôo após 12/2014, ou seja, seis meses após a realização da prova.
Minha pergunta é: Vale a pena eu fazer a prova até 06/2014 e só começar voar após 12/2014?
Grato.
Léo.
Nossa resposta
Léo,
Acredito que você esteja no caminho correto, pois para fazer o curso presencial você tem que viajar um distância razoável, e estudar por conta no seu caso é a opção certa. E também, a exigência de fazer a prova da ANAC de PPA ou PPH, somente com aprovação no curso teórico em escola homologada, começa a partir de Julho/2014. Sendo assim, sugiro você continuar estudando por conta, e caso apareça alguma dúvida, procure um professor e faça algumas aulas particulares – mas somente se aparecer alguma dúvida em algum conceito que você não consiga esclarecer sozinho.
Ao estudar para a banca de PPH, é muito bom fazer os vários simulados do mercado (Piloto Brasil, Piloto Comercial, Coletânea de questões da Bianch e etc), porém utilize essas ferramentas para avaliar o seu conhecimento, não para decorar alternativas. O banco de dados da ANAC é muito grande, não se esqueça disso.
Em relação ao PPH – prático, e ao fato de você começar a voar somente seis meses após a aprovação da ANAC, digo o seguinte: você deverá manter um estudo contínuo de teoria de voo, regulamentos de tráfego aéreo e meteorologia, para não sentir dificuldades durante a instrução prática.
Um grande abraço,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo caso, não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017