Então senhores, agora que a EAB desse ano chegou ao fim alguns dias atrás, vamos à uma análise do evento, com a qual através de imagens e comentários você poderá decidir se vale a pena ir ao evento, seja como visitante, expositor ou imprensa. Antes de darmos início, é importante lembrar que o evento é informalmente dividido em duas fases dentre os seus quatro dias, você pode ler mais detalhes sobre isso nessa postagem.
Agora vamos começar citando primeiramente a parte da entrada do evento. Atualmente a EAB acontece anualmente no aeródromo de São José dos Campos, e logo na entrada, antes mesmo de chegar na área de cadastramento, o visitante se depara com um pátio onde estão expostos todas as aeronaves históricas da Embraer, como o AMX, Super Tucano e o clássico Brasília, além de outras “aeronaves que voam mais alto”.
Vamos conferir isso e mundo mais através das imagens dos sites Aulas de Helicópteros e AeroIN:
A EAB atualmente é um evento organizado e protocolado, portanto todas as pessoas que nele entram tem de se cadastrar previamente para conseguir seu crachá de identificação com um código de barras, código esse que irá ser validado através de scanners cada vez que a pessoa passar pela entrada do evento nos próximos dias que ela retornar à feira, assim a organização tem total controle sobre os visitantes e profissionais que visitam a EAB, e como já citado nesse post, sempre haviam profissionais do evento orientando as pessoas durante a chegada e cadastramento no evento. Após essa fase, bastava alguns passos para chegar à área principal do evento.
A principal atração do início do evento foi a cerimônia de abertura, contando com a presença dos principais responsáveis pela organização e estrutura da EAB, e sendo assim, é justamente nesse momento que a imprensa aproveita para fazer a cobertura e entrevistas, vendo que como os shows aéreos são focados nos dois últimos dias da feira, nesse início de evento é muito mais tranquilo andar e entrevistar as personalidades e representantes.
“One does not simply walk in EAB”
Você pode ler mais sobre a cobertura de imprensa nesse post técnico que o site Aulas de Helicóptero escreveu, citando os momentos, nomes e importância de tais pessoas no evento, juntamente com a cerimônia de abertura e homenagens póstumas.
Quanto ao visitante, os primeiros dias são os melhores para conhecer a estrutura e conteúdo das empresas dos stands, sendo possível conversar tranquilamente com os representantes e conhecer os serviços oferecidos, pois quem foi no evento durante os 4 dias, sabe muito bem a diferença do número de pessoas entre o primeiro e o último dia.
Não apenas de show aéreo vive um evento de aviação. Durante a primeira parte do evento os visitantes puderam aproveitar momentaneamente o tráfego padrão do aeródromo, vendo que os stands ficam a poucos metros da taxiway, e além disso boa parte dos expositores externos levaram aeronaves para exibição em solo, como o stand da Embraer, e ainda aeronaves de demonstração aérea e militares puderam ser vistas no pátio principal.
No sábado o foco do evento começa a mudar, os engravatados com pastas começam a se tornar menos frequentes e as crianças com aviõezinhos nas mãos começam a aparecer com seus pais, afinal, é nesse dia que os aviões dos shows aéreos começam a chegar e fazer apresentações solo e em pequenos grupos.
Cada apresentação durava entre 1o e 20 minutos e apesar das aeronaves fazerem passagens baixas durante vários momentos, os visitantes tinham visão clara das aeronaves independe de em que lugar elas estavam, muitas pessoas tentavam um lugar na arquibancada citada nessa postagem, mas isso não era necessário, pelo contrário, devido ao Sol forte não eram todos que aguentavam muito tempo sentados ali; mas na sombra ou no Sol, de pé ou sentado, as apresentações valiam cada segundo:
No domingo, último dia do evento, a imprensa “de massa” voltava ao evento pois é nesse dia que iria ao céu a principal atração de todos os eventos com shows aéreos no Brasil: A Esquadrilha da Fumaça
Todas as apresentações eram narradas e descritas por profissionais da área, um dos membros da equipe da EDA assumiu a narração durante o show da esquadrilha, mas durante todo o restante dos quatro dias de evento essa parte ficou sob responsabilidade do Vadico Aero, figura carimbada nos eventos aéreos da região que já contabiliza 15 anos de experiência na função. A seguir, Vadico Aero e logo após o locutor da EDA:
Quanto as manobras da esquadrilha, não há o que falar, imagens valem mais que mil palavras:
Mais uma vez é importante citar que não importa quantas fotos ou videos você veja sobre os shows aéreos do evento, eles nunca irão passar a real sensação de assistir tudo aquilo ao vivo, até mesmo pilotos formados possuidores de horas e horas de voos ainda se impressionam com tais manobras, eu não sou diferente, e você também provavelmente terá a mesma opinião assim que assistir um show aéreo pela primeira vez.
O evento oficialmente encerra às 18h durante os quatro dias, mas é claro, toda essa luz noturna com vestígios de raios do por do Sol ainda pedem algumas fotos de encerramento:
E então, será que vale a pena?
Nos vemos lá na próxima edição
Sales.
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Para mais imagens e informações acesse: Aulas de Helicópteros, AeroIN, Piloto Comercial e Revista Hangar
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