Emery Worldwide | HCA 145

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Na segunda metade da década de 1940, o mundo presenciava um momento histórico. Os últimos capítulos da Segunda Guerra Mundial estavam sendo escritos, levando o conflito ao seu fim. Após anos de combates, a aeronáutica de diversos países, incluindo os Estados Unidos, havia evoluído consideravelmente. E não se tratava apenas de desenvolver ases combatentes: a aeronáutica também desempenhou um papel fundamental na logística de guerra, transportando desde tropas até equipamentos, armas e suprimentos aos campos de batalha. Com o fim do conflito, inúmeros pilotos com experiência em logística estariam disponíveis para a aviação civil, expandindo os horizontes de uma atividade que, até então, restringia-se a transportar correspondências e passageiros.

Assim aconteceu com John Colvin Emery, um oficial da marinha que deu baixa do serviço militar levando consigo sua experiência em transporte aéreo. Após não conseguir retornar para o ramo ferroviário, no qual já havia trabalhado, John Emery recomeçou sua vida com dois caminhões usados, três empregados, algum dinheiro emprestado e um único cliente: o Federal Reserve Bank de Nova Iorque. Fundou assim uma pequena transportadora, sem perder de vista o objetivo de criar uma companhia aérea cargueira. Pouco tempo depois, veio o apoio de seu filho, John Colvin Emery Jr., que juntou-se aos negócios de família após passar um ano na United Airlines, e outro na National Airlines. O apoio foi fundamental para que a companhia de transportes finalmente ganhasse os céus, tal como queria seu fundador.

A Emery Worldwide foi a primeira transportadora a receber um certificado de companhia cargueira do governo americano, tornando-se com o tempo uma das maiores no ramo em todo o mundo. Seu primeiro hub de operações localizava-se em Dayton, no estado americano de Ohio. Com o seu crescimento, a Emery Worldwide chegou a ter um hub de operações em Amsterdam, na Holanda. Sua frota utilizou desde aeronaves C-47 decomissionadas do serviço militar, até jatos como o Boeing 727 e os Douglas DC-8 e DC-10.

A companhia acumulou números surpreendentes nas décadas seguintes à sua fundação, ocorrida em 1946. Em 1965, as ações da Emery Worldwide chegaram a valer 40 vezes mais do que o lucro da companhia. Sua receita era maior do que a de seus quatro principais concorrentes juntos. Ironicamente, o maior concorrente da empresa era a divisão aérea da Railway Express, a companhia ferroviária que outrora empregara o fundador da Emery Worldwide. Os escritórios e bases de operações da empresa logo chegaram à Europa, Oriente Médio, Ásia, África e Austrália.

Apesar das décadas de crescimento meteórico, os anos 1970 em diante trouxeram sérias dificuldades à Emery Worldwide. O aumento no preço dos combustíveis, somado a um mercado entrando em processo de saturação, tornaram a sobrevivência da empresa cada vez mais difícil. A crise começou a afetar a manutenção das aeronaves, culminando em acidentes. Um deles, ocorrido em 2000 com uma aeronave Douglas DC-8 durante a decolagem, custou a sobrevivência de três tripulantes e da própria empresa. As atividades se encerraram em 2001, com a aquisição da Emery Worldwide pela UPS.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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