A China National Aviation Corporation, ou simplesmente CNAC, foi a primeira companhia aérea a ser estabelecida na China. Ela foi fundada no ano de 1929 pela Curtiss-Wright, o conglomerado do qual fazia parte a fabricante de aeronaves Curtiss Aircraft. À frente de sua fundação, esteve o empresário Clement Keys, conhecido como o “Pai da Aviação Comercial na América”, e responsável pela criação de companhias como a National Air Transport e a Transcontinental Air Transport, ambas americanas. A companhia, no entanto, esteve em suas mãos apenas até 1933, quando Keys a vendeu para a Pan Am, de seu arqui-rival Juan Trippe, após uma série de acidentes e desentendimentos com o ditador chinês Chiang Kai-Shek.
Entre os anos de 1937 e 1941, a companhia utilizava aeronaves Douglas DC-3 e DC-4, além do Dolphin Amphibian, também de fabricação da Douglas Aircraft. Sua principal rota interligava as cidades de Shangai e Canton, com escalas em Wenchow, Foo-chow, Amoy e Swatow. À época, os voos da companhia já ocorriam sob um cenário de grande tensão, em antecipação à Segunda Guerra Mundial, que viria a eclodir em 1941.
Em 24 de Agosto de 1938, uma de suas aeronaves Douglas DC-2 voava de Hong Kong a Wuchow, com 14 passageiros a bordo além da tripulação, que contava com um comandante americano, proveniente da Pan Am. Passados exatos 24 minutos de sua decolagem, a aeronave foi interceptada e abatida por caças japoneses, resultando na morte de 13 passageiros e um tripulante. Curiosamente, no entanto, as mortes não foram causadas pela queda da aeronave.
De fato, o comandante Hugh Leslie Woods teve habilidade suficiente para pousar a aeronave intacta em um rio. Porém, deu-se conta de que era a única pessoa a bordo que sabia nadar. No intuito de salvar seus passageiros e tripulação, Woods chegou a nadar em busca de um barco que havia avistado à margem, sob rajadas de tiros dos pilotos japoneses. Apesar de não ser atingido, seus passageiros e sua aeronave não tiveram a mesma sorte. A aeronave, totalmente alvejada, afundou com 14 pessoas a bordo – entre elas, uma mulher, uma criança de cinco anos e um bebê. Além do comandante Woods, sobreviveram também seu operador de rádio e dois passageiros, dos quais um viria a falecer em virtude dos ferimentos. O caso ficou conhecido como o “Incidente Kweilin”, em alusão ao nome da aeronave, e trouxe sérias implicações políticas, além de ser o primeiro caso de abate de aeronave civil em toda a história.
Apesar de seguir voando bravamente sob todas as adversidades da Segunda Guerra Mundial, a CNAC encerrou oficialmente suas operações em 1949, por ocasião da Revolução Comunista na China. Sua frota e tripulação passaram a servir o estado comunista chinês, até a CNAC fundir-se com outras companhias para a criação da Air China, a atual companhia de bandeira chinesa.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017