A história da Iona National Airways teve início no ano de 1931, quando Hugh Cahill, um conhecido empreendedor irlandês do ramo de motores, decidiu investir no que viria a ser a primeira companhia aérea da Irlanda. Sua primeira iniciativa foi buscar uma autorização do governo irlandês para estabelecer um aeródromo na região de Dublin, capital do país. A autorização foi inicialmente negada, levando Cahill a iniciar suas operações no aeródromo de Baldonnel, utilizado até hoje em operações militares. Ao observar a crescente demanda por voos civis, o governo irlandês decidiu por finalmente conceder a licença a Cahill, que fundou seu aeródromo na região de Finglas, no subúrbio de Dublin.
As operações da companhia duraram inicialmente até 1933, quando Hugh Cahill decidiu voltar seus investimentos a outros interesses. Os voos seriam retomados somente em 1955, quando Pearse Cahill, filho do fundador da empresa, observou uma nova oportunidade no ramo da aviação irlandesa. Pearse percebeu que não havia aeroclubes ao redor da Irlanda, nem concorrentes para a Aer Lingus, a companhia de bandeira da Irlanda que, inclusive, representa seu país até os dias atuais.
Contrariando os planos que seu pai tinha para si, Pearse adquiriu três aeronaves de Havilland Canada DHC-1 Chipmunk, antes pertencentes à Força Aérea Britânica, para fins de treinamento. Logo vieram outras importações de aeronaves Cessna e Piper, para suprir os novos aeroclubes que Pearse Cahill incentivava a serem inaugurados em todo o país. A companhia oferecia, ainda, serviços de revisão de motores no aeroporto de Dublin, onde também operava a Air Lingus.
Sob a gestão de Pearse Cahill, a Iona National Airways ofereceu serviços de transporte aeromédico, voos regionais e instrução para novos pilotos, além de fornecer aeronaves Cessna 172 para a Força Aérea Irlandesa. Suas operações encerraram-se no fim de 1994, em virtude de problemas financeiros.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017