Ao conhecermos as histórias de diversas companhias aéreas ao redor do mundo, muitas vezes podemos ser induzidos a acreditar que, para ser bem-sucedida, uma empresa aérea precisa operar imensas aeronaves a jato, em rotas de longo percurso. No entanto, em um mundo onde muitas gigantes como Varig ou Pan Am chegaram a um triste fim, podemos encontrar pequenas empresas gozando de grande longevidade, o que nos leva a aprender o quanto precisamos rever os nossos próprios conceitos e pensar fora da caixa.
Uma dessas empresas que tem muito a nos ensinar é a Kenmore Air, uma pequena companhia local com sede na cidade de Kenmore, no estado americano de Washington, ao norte de Seattle. Fundada em 1946 pelos pioneiros Robert Munro, Reginald Collins e Jack Mines, a companhia iniciou suas operações com uma única aeronave Aeronca Modelo K, utilizando como hangar um antigo prédio onde, anteriormente, localizava-se uma serralheria. Mesmo após se passarem sete décadas, a companhia permanece operando no mesmo local onde foi fundada.
A estratégia de negócios da Kenmore Air sempre consistiu em enfocar o pequeno mercado local da região de Kenmore, transportando caçadores, pescadores e mantimentos, além de oferecer voos panorâmicos. Por se localizar em uma região com diversos lagos, aeronaves anfíbias sempre tiveram presença marcante em sua frota, ao ponto de, com o passar dos anos, a companhia se tornar uma referência na manutenção e restauração de aeronaves desse tipo. Identificando uma segunda oportunidade de negócios, a Kenmore Air chegou a restaurar e comercializar pelo menos 40 unidades do anfíbio Republic RC-3 Seabee.
Na década de 1960, a Kenmore Air adquiriu suas primeiras unidades do De Havilland DHC-2 Beaver, que logo se tornaria a espinha dorsal de sua frota. Graças à especialização da empresa em restaurar anfíbios e hidroaviões, logo surgiria o termo popular “Kenmore Beaver” para designar os emblemáticos Beavers restaurados e empregados pela empresa, uma das poucas a operar esse modelo de aeronave.
A Kenmore Air também é bastante popular entre os pilotos virtuais. O simulador Flight Simulator X da Microsoft traz, entre as suas aeronaves padrão, o De Havilland DHC-2 Beaver e o Cessna C-208 Caravan da companhia. Há, inclusive, missões em que o piloto virtual deve transportar passageiros pela região de Lake Union, onde a principal base de operações da companhia se situa na vida real.
Atualmente, a Kenmore Air opera com uma frota de 21 aeronaves anfíbias e 4 aeronaves terrestres, atendendo a destinos no norte dos Estados Unidos e sul do Canadá. Apesar de muitos dos moradores das regiões de Lake Union e Victoria reclamarem dos vizinhos “barulhentos”, a Kenmore Air não aparenta qualquer intenção em reduzir ou mesmo encerrar as suas operações. Uma verdadeira lição de longevidade por parte de uma companhia que, diferente de muitas outras de seu porte, jamais permitiu ser absorvida por suas gigantes concorrentes.
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