As (minhas) 6 aeronaves mais bonitas do mundo

posted in: Artigos, Luciano Faiolo | 14

Desde pequeno sou um apaixonado por aviação, e claro que enquanto criança os aspectos que nos atraem em certo assunto são um tanto quanto superficiais, porém, não sem importância. Dentre esses pontos, um fator determinante nessa fase é a beleza da aeronave. Claro que se esse objeto voador tiver habilidades destrutivas acima da média, velocidade supersônica e ainda fizer bastante barulho, teria minha atenção e admiração de infante muito mais facilmente.

Porém, com o tempo nossas preferências vão se aprimorando, e vamos nos identificando com outros aspectos que antes passavam despercebidos por nossas análises superficiais. Claro que hoje, tendo pilotado algumas poucas aeronaves e entendendo um pouco mais do assunto, foram adicionadas outras variáveis a essa já complicada equação da admiração aeroespacial.

Trocando em miúdos, pouco ou quase nada dessas questões complexas me trazem a essa lista. O que me fez abrir o  coração e compartilhar meu grupo de aeronaves mais bonitas ou que mais admiro é algo que cada um que lê os conteúdos desse site tem dentro de si, na maioria das vezes como algo instintivo, sem muita razão de ser, sem grandes explicações que alicerçam nossas escolhas nesse quesito.

Na verdade, montar uma lista como essa é nada mais que mostrar um pouco da sua intimidade, e convido você a compartilhar sua lista nos comentários. Haverão respostas para minhas e suas escolhas como “Por quê você gosta tanto desse avião? Ele é lento, tem asas feias, motor estranho, nariz pontudo, trem de pouso esquisito…” e por ai se vai, mas gosto não se discute. Ao fim, o mais interessante é ver a descrição ou motivo pelo qual determinada aeronave figura dentre as preferidas.

A seguir está minha lista, a qual não é definitiva, mas é atualmente solida pra minha pessoa e diz muito sobre meu perfil aeronáutico. Foi um árduo exercício montá-la ao excluir outras máquinas que admiro, mas isso faz parte do desafio.


Embraer EMB-120 Brasília

As curvas desse avião me são muito agradáveis, com o nariz especificamente atraindo muito minha atenção. A história de seu desenvolvimento e operação também são interessantes, e a cauda em T deixa o design muito atraente.


McDonnell Douglas MD-11

Na minha opinião a aeronave de grande porte mais linda já projetada. Não paira nenhuma dúvida na minha cabeça quando afirmo isso. Ela é imbatível.


Douglas DC-3

Da série clássica, o DC-3 tem lugar no meu pódio. Além da sua beleza evidente e rusticidade, destaca-se a forma como foi empregado no decorrer da Segunda Guerra Mundial, e claro, na evolução do transporte aéreo regular tupiniquim.


Curtiss P-40 Warhawk

Quando penso em caças da Segunda Guerra, são várias as celebridades. Creio que a maioria ama o P-51, mas em minha visão o P-40 é simplesmente uma obra prima.


Sukhoi Su-35

Esse visual é um exemplo de como deve ser um caça. Não há muito o que dizer. As linhas dessa máquina o colocam onde deve estar na minha lista de mais belos.


Grumman P-16 Tracker

O P-16 é bonito por que é feio. Quando morei na vila militar da Base Aérea de Santa Cruz nos idos de 1995-98, tive a oportunidade de ainda ver e principalmente ouvir esse monstro. Dois motores radiais, cada um com 1,525 HP, que produzem o mais belo som de motor que já ouvi. Por dentro é impressionante, seu emprego é fantástico, e suas asas que se dobravam pra economizar espaço são pontos que o levam a um local especial nessa lista.


Quais são suas aeronaves?

Essa lista não tem o primeiro nem o último, não há ordem de preferência. Definir isso seria algo árduo demais. Contudo, gostaria de propor para você o mesmo desafio.

Aeronaves civis, militares, atuais ou clássicas. Quais fazem parte de sua lista?


Imagens:

Luciano Faiolo
Redes