O novo modelo de RG, que atualmente já está sendo emitido no Estado de São Paulo, permite que o usuário insira diversos outros documentos em seu verso, como os números do Título de Eleitor e Carteira de Trabalho.
Os pilotos, comissários e outros profissionais da aviação também terão essa comodidade, vendo que é possível inserir inclusive o Código ANAC em seu novo RG. Isso vem em boa hora, vendo que há discussões sobre se o CHT (Certificado de Habilitação Técnica) continuará sendo emitido em formato físico, ou se irá se tornar um documento digital, como ocorreu com o CCF/CMA.
É aconselhável que no momento em que for entregar seus documentos para serem inclusos no novo RG, você aponte ao atendente quais dos diversos números do CHT é o seu Código ANAC. Como é um documento incomum para muitos e cheio de itens, a confusão é possível.
Caso o atendente diga que não é possível ou fique em dúvida, informe-o que o código ANAC entra na mesma categoria de outros registros profissionais ou técnicos que podem ser inseridos.
Ao final, após todos seus documentos serem compilados na ficha, reserve dois minutos para conferir se todos os seus documentos foram digitados corretamente. Seu Código ANAC será inserido no formato “ANAC/123456” na ficha impressa para checagem. O meu, inclusive, teve de ser inserido novamente por erro de digitação. Já no RG físico a nomenclatura ANAC constará acima, e o número logo abaixo.
Ao final do processo, que custa atuais R$ 39,80 pelo novo RG, este será emitido na semana seguinte.
Além do código ANAC, o novo RG também poderá contar com os números de:
- Título de eleitor
- Carteira de trabalho e previdência social (CTPS)
- Certificado militar
- Carteira nacional de habilitação (CNH)
- Documento de identidade profissional
- Carteira nacional de saúde (CNS)
- NIS, PIS ou PASEP
- Tipo sanguíneo
Para ter seu tipo sanguíneo inserido, algo também útil a tripulantes, é necessário levar consigo um exame de sangue ou documento equivalente comprovando seu fator RH.
Vale citar que não é necessário levar foto 3×4, vendo que a fotografia oficial do documento será digital e registrada no ato. Suas digitais também serão coletadas e inseridas no sistema online.
Imagem: Governo de São Paulo
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022