Brasil, julho de 2016. O nosso país presencia um momento único: pela primeira vez em nossa história, sediamos uma Olimpíada. Nessa situação, é inevitável contagiar-se pelo espírito olímpico, e nos inspirarmos com as inúmeras histórias de superação que presenciamos diariamente. Dentre as inúmeras belezas do maior evento esportivo do planeta, está a busca do ser humano pelo seu melhor, superando os recordes registrados por outros esportistas em Olimpíadas passadas.
À sua própria maneira, a aviação também conta inúmeras histórias de superação humana. O simples fato de vencer a gravidade, fazendo voar um aparelho muito mais pesado do que o ar, é talvez um dos maiores prodígios da engenharia humana. Mas será que a aviação também conta com recordes, tal como os maiores esportistas do mundo? Vejamos hoje algumas marcas dignas de medalha de ouro na aviação:
Maior Distância de Voo
Como em toda competição é preciso ter regras, o recorde de maior distância de voo considera somente aqueles feitos sem abastecimento em pleno ar. A maior distância já voada pelo homem foi registrada em 12 de fevereiro de 2006, quando Steve Fossett circundou o planeta, percorrendo 41.467,46 quilômetros a bordo do GlobalFlyer, uma aeronave experimental cuja construção foi patrocinada pela Virgin Atlantic.
Já com uma aeronave comercial, o voo mais longo ocorreu em 9 de novembro de 2005, quando a piloto de testes da Boeing Suzanna Darcy-Henneman decolou com sua tripulação a bordo de um Boeing 777-200LR, partindo de Hong Kong com destino a Londres, por uma rota com nada menos do que 21.602,22 quilômetros, percorridos ao longo de 22 horas e 22 minutos.
Maior Autonomia de Voo
Conforme aprendemos em nossa formação de pilotos, distância e autonomia são coisas completamente diferentes. Esta última tem relação apenas com o tempo que a aeronave permanece no ar, independente da distância percorrida. E para que seja registrado um recorde de autonomia, requer-se novamente que a aeronave não seja abastecida em voo.
Assim sendo, a aeronave a permanecer mais tempo no ar sem reabastecimento foi o Rutan Voyager, pilotada por Dick Rutan e Jeana Yeager. Entre os dias 14 e 23 de dezembro de 1986, Dick e Jeana permaneceram no ar por exatos 9 dias, 3 minutos e 44 segundos em um voo ao redor do mundo, ligeiramente mais curto do que aquele efetuado 20 anos depois pelo GlobalFlyer de Steve Fossett. Por questões de segurança, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) decidiu não mais registrar recordes de autonomia de voo, da mesma forma que não o faz para asas rotativas pelos mesmos motivos.
Maior Altitude Já Registrada
O recorde de voo mais alto é delimitado, logicamente, pela atmosfera terrestre. E a aeronave detentora deste recorde foi justamente projetada visando tornar realidade os voos civis ao espaço. Em 4 de outubro de 2004, o piloto Brian Binnie registrou uma altitude de 367.490 pés a bordo do experimental SpaceShipOne. Graças a isso, Binnie e seu colega Mike Melvill, também piloto do SpaceShipOne, são até o momento os únicos detentores no mundo de uma licença de “Astronauta Comercial”.
Maior Velocidade Registrada Por Uma Aeronave
Quando se fala em velocidade na aviação, qualquer piloto ou entusiasta logo se lembra de uma verdadeira lenda: o SR-71, a aeronave utilizada pela Força Aérea Americana para missões de espionagem durante a Guerra Fria. Raramente visto por olhos civis durante seu período em atividade, o Blackbird, como era denominado pela OTAN, era tão veloz que precisava somente acelerar para desviar de qualquer artilharia inimiga.
Os satélites com capacidades fotográficas vieram a tornar o SR-71 Blackbird obsoleto. Mesmo assim, seu impressionante recorde de velocidade de 3.529,6 km/h jamais foi superado, ainda que tenha sido registrado em 28 de julho de 1976 – há mais de quarenta anos. Isto, talvez, confira ainda outro recorde ao Blackbird: o de maior permanência no lugar mais alto de um pódio, ostentando sua medalha de ouro.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017