Seaboard World Airlines | HCA 146

posted in: Artigos | 0

 

A história da Seaboard World Airlines teve início no ano de 1946, num futuramente fatídico 11 de Setembro. Raymond Norden, um piloto veterano da Segunda Guerra Mundial, uniu-se ao seu irmão mais velho e também veterano Arthur Norden para realizar um antigo sonho: fundar sua própria companhia aérea. Reunindo alguns amigos veteranos com ampla experiência em logística, segurança de voo e manutenção, adquiriram um Douglas C-54 Skymaster, vendido como excedente de guerra. Após ser convertida em um DC-4, a versão civil do C-54, a aeronave decolou de Nova Iorque com destino a Genebra, na Suíça, iniciando uma longa e bem sucedida história.

De vocação predominantemente cargueira, a Seaboard levou em seu primeiro voo, entre outros itens, dois cavalos que desembarcariam em uma escala programada em Milão, na Itália. O pioneirismo em transportar animais logo entraria para a história da companhia, que em 1959 recebeu a bordo os primeiros elefantes da história a viajar por via aérea. Por falar em pioneirismo, os primeiros anos de operações exigiram muita criatividade para superar a falta de recursos. Em uma determinada ocasião, para viabilizar o embarque de cargas pela porta traseira de um DC-4, a equipe de solo da companhia chegou a reclinar a aeronave, encostando sua empeganem ao chão para que pudessem suprir a falta de esteiras ou quaisquer outros recursos de carregamento.

Seaboard_DC4_Canal_Piloto

Dentre inúmeros pioneirismos, a Seaboard World Airlines foi a primeira companhia a operar voos puramente cargueiros através do Oceano Atlântico, e a primeira a utilizar o Lockheed Super Constellation em sua frota. Transportava-se praticamente tudo o que pudesse passar pelas amplas portas do “Connie”, incluindo peças de 900 Kg do UNIVAC, o primeiro computador da história produzido em escala comercial. Outra louvável marca histórica da Seaboard World Airlines foi a contratação do primeiro piloto afro-descendente da aviação americana, o Comandante August Martin.

A Seaboard World Airlines também atuou em conflitos armados e causas humanitárias – como a evacuação de Berlin, ocorrida entre os anos de 1948 e 1949 após a ocupação por soviéticos, e a evacuação do Yemen, em 1950, durante a operação “Tapete Voador”, que transportou milhares de judeus para Israel, quando estes estavam sendo vítimas de violenta discriminação religiosa. Em outra ocasião digna de roteiro cinematográfico, uma aeronave Douglas DC-8 transportando tropas americanas para a Guerra do Vietnam, em 1968, foi interceptada por caças MIG ao sobrevoar as ilhas Kuril, de domínio soviético, por conta de um erro em sua navegação. A aeronave foi forçada a pousar em uma base soviética, causando um difícil impasse diplomático para a liberação das tropas e dos tripulantes.

No ano de 1980, a Seaboard World Airlines encerrou suas operações ao ser absorvida pela Flying Tigers, deixando um memorável e exemplar histórico de 33 anos de operações aéreas sem um único acidente fatal.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)