Top 5 – Desenvolvedores de aeronaves para Simuladores de Voo

posted in: Artigos, Lucas Ferreira | 6

Ao adquirirmos um simulador de voo, o mesmo já nos oferece aeronaves instaladas de início. Porém, além desse pacote primário, empresas de programadores e designers oferecem aeronaves de categoria Payware (aviões pagos), os quais procuram chegar ao mais alto padrão de realidade virtual. Para lhe auxiliar nesse novo mundo de opções, realizamos um ranking das 5 melhores fornecedoras de Add-ons – Palavra utilizada para remeter a qualquer instalável externo para o simulador.

Realizamos este artigo com opiniões próprias e de alguns colegas de simulação virtual. Caso queira dar alguma sugestão, sinta-se livre para deixar seu comentário.


1 – PMDG (Precision Manuals Development Group)

O primeiro lugar fica com a PMDG (Precision Manuals Development Group), fabricante famosa principalmente pelos seus modelos da Boeing.

Ao destacar os pontos fortes desse primeiro desenvolvedor, podemos citar a qualidade gráfica, fidelidade dos modelos, e principalmente a funcionalidade presente no cockpit. Todos os botões e displays funcionam com perfeição, possibilitando ao piloto virtual uma interação totalmente fiel.

A empresa oferece add-ons para o X-Plane, Flight Simulator 2004/X e Prepar3D.

Como nada é de graça, o ponto negativo fica justamente no preço. Suas aeronaves variam de 24 até 90 dólares.


2 – A2A Simulations

Em segundo lugar temos a A2A, uma das mais famosas produtoras de add-ons de aviação geral. Em destaque fica a sistematização de seus modelos.

As aeronaves podem ser configuradas para seguirem sem falhas, ou no Modo Estudo. Nesse modo o piloto virtual deve seguir o checklist a risca, pois qualquer coisa errada ou item esquecido pode resultar em uma pane ou emergência. É uma ótima opção aos PPs e PCs em formação.

Os add-ons da A2A são criados somente para Flight Simulator X e Prepar3D, com preços variando de 20 até 80 dólares.


3 – Carenado / Alabeo

Com foco na criação de aeronaves da aviação geral e executiva, essas são as fabricantes que unem o maior número de pontos positivos.

Primeiramente, elas produzem para todas as plataformas: Flight Simulator 2004/X, X-Plane e o Prepar3D. Somado a isso, a maioria das aeronaves tem um bom preço, com poucas passando de 40 dólares. Para finalizar, está o fato delas também produzirem aeronaves agrícolas e helicópteros, tendo em vista que não existe uma grande variedade de bons add-ons do gênero.

Devido a parceria entre as duas empresas, muitas das aeronaves ganham 50% de desconto em épocas especiais, resultando em add-ons de boa qualidade por apenas 7 dólares. Vale a pena ficar atento.


4 – FlightFactor

Dando ênfase a uma produtora de add-ons exclusivamente para o X-Plane, temos a FlightFactor. Por ser unicamente dessa plataforma, ela acaba se destacando justamente nas texturas e física do voo, fatores nos quais o X-Plane acaba sendo mais desenvolvido em relação a família FSX, que ainda possuem um código mais antigo.

Vale mencionar que até o momento a desenvolvedora atende apenas a versão 10 do X-Plane, pois o recém lançado X-Plane 11 ainda sofre com reporte de alguns poucos bugs.

Apesar do lado positivo, os preços de lançamentos não ajudam o brasileiro, com muitos ficando acima de 60 dólares


5 – FSLabs

A última porém não menos importante, FSLabs, apareceu no final de 2016 com o novo A320. Como está começando, ela aparentemente ainda está evoluindo a qualidade gráfica de seus modelos, que até o momento se mostram inferiores aos Airbus da Aerosoft, outra fabricante equivalente.

Assim como a A2A, a FSLabs também possui uma ótima sistematização, o que permite que seu Airbus simule panes de diferentes tipos, caso não tenha sido programado de acordo com o padrão da aeronave real.

Se você errar durante a simulação, pagará o preço… Mas sempre com o botão de Pausa para lhe salvar.


Como citamos na introdução, essa lista foi baseada em opiniões pessoais e de colegas do meio. Caso tenha outra visão ou sugestões, reforçamos que a área de comentários é sua.

Lucas Ferreira
Redes