Dando sequência em nossa série sobre os mistérios que rondam a formação de piloto nos EUA através da FAA, vamos desmistificar mais uma teoria:
Lenda: No treinamento IFR nos EUA só se usam cartas Jeppesen
Fato: Quem fez o treinamento no Brasil deve ter percebido que as cartas IFR usadas aqui são confeccionadas pelo DECEA. Longe de mim querer criar polêmica, mas elas não são as cartas mais amigáveis do planeta. Basta ver as ICAs imensas que vêm junto explicando como usá-las. Nos EUA, também é um órgão federal que confecciona as cartas, a FAA. No Brasil, recorremos ao AISWEB ou a assinaturas para ter as cartas atualizadas; nos EUA é ainda mais fácil conseguir as cartas, que são atualizadas religiosamente a cada 56 dias, junto com o AF/D – o “ROTAER” deles.
Realmente, uma carta FAA é mais parecida com uma carta Jeppesen do que uma carta DECEA, mas a Jeppesen é uma empresa privada, cujo grande mérito, na minha opinião, é colocar numa forma padronizada e amigável as cartas produzidas por agências do mundo todo. Então, obviamente, qualquer piloto profissional deve buscar conhecer bem as cartas Jeppesen – é o que as linhas aéreas usam, por exemplo. Mas via de regra, a instrução nos EUA é dada baseada nas cartas FAA, encontradas por poucos dólares no FBO perto da sua escola.