Visita ao Expo Aero Brasil 2012

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Olá amigos do Canal Piloto


(Assim começa o sonho)

Sei que muitos não foram na EAB 2012, por isso escrevi esse texto para comentar como foi o último dia de evento, o prático de piloto privado continua na próxima semana.

Os dois primeiros dias são voltados para o publico alfa, o grupo de pessoas que tem interesse em adquirir aeronaves e outros bens que são vendidos. Os dois últimos são de apresentações, mas o foco de vendas não deixado de lado, apesar da tendência que alguém vá para adquirir seja menor.

Segundo alguns amigos, nos primeiros dias um número maior de aeronaves ficaram abertas, e tinha uma organização um pouco melhor, fora a tranquilidade para circular nas áreas úteis. No sábado eu não posso comentar, pois não estava presente. No domingo foi o dia de atrações, voltado para o entretenimento do publico.

Vou contar como foi pra mim o domingão sem criticas, só para descontração. Acordei cedo, fui para a rodoviária pegar o ônibus para São José dos Campos. No guichê da Cia, uma fila gigantesca, bem provável que mais de 80% estavam indo para São José também. Comprei minha passagem e me dirigi para o portão de embarque.

Quando entrei no ônibus, parecia excursão de colégio, quase todos os presentes eram do mundo da aviação, desde crianças até pessoas mais idosas, tinha uma galera toda uniformizada, com brevet, berimbela, quepe, muito legal, clima bom. Chegando em São José, perguntei para as pessoas que estavam por perto, “onde eu desço para poder ir para Expo ?” Fiquei impressionado, pois ninguém sabia, todo mundo estava perdido. O Motorista então nos deixa em um ponto de ônibus e fala: “Peguem o ônibus da frente que ele vai para o aeroporto”, logo desceu aquela turma.

Eram em torno de 20 pessoas, entramos no ônibus que eu imaginava que nos deixaria dentro do aeroporto. Porém o ponto mais próximo do evento eram aproximadamente 2 km de distancia da entrada do evento. Desci do ônibus e pensei: “legal! Para onde eu vou agora, em uma cidade que não conheço?”.

Dica do dia: se estiver perdido, não conhecer o local e não sabe para onde ir. SIGA O FLUXO, em algum canto você vai parar. Se eu perguntasse para alguém do meu lado, o cidadão estava mais perdido que eu. Nesses casos, siga o fluxo, se o resultado não for bom, aí sente e chore.

Depois de uma caminhada “marota” de 2 km, cheguei à entrada da Expo, tinha seis aeronaves no estacionamento e aproveitei para tirar algumas fotos.

Nunca fui adepto da superstição, aproveitei para tirar uma foto quase dentro do motor do foguete, já que dizem que quem tira foto ao lado da hélice vira nome de hangar, imagina do lado do foguete. Após algumas fotos resolvi entrar no evento. Mais uma caminhada básica, e chegamos à entrada. Logo na entrada se via a logo do Canal Piloto.


(éééééééé, o Sales está ficando famoso)

Era hora de comprar meu ingresso e novamente uma fila enorme, após um período de espera, consegui comprar o ingresso e então entrar na Expo. Na hora que entrei, passou um tucano soltando fumaça, ótima recepção de bom dia. Ele só decolou, fez o circuito e pousou. Comecei a rodar pela expo para familiarizar com o ambiente, vi muita coisa bacana. O Primeiro expositor que eu visitei foi o Justino (compra e venda de aeronaves), em exposição tinha Cirrus, Cessna, Bonanza, Seneca. Continuei rodando para conhecer.

Em exposição além das aeronaves Cirrus, tinham também carros com blindagem da Caltabiano, que aguenta tiro de .40(ponto 40), a janela do carro tinha 5 tiros e nenhum atravessou o vidro, realmente muita segurança. Também tinha um Hot-Rod “nervoso” lá.

Outro stand visitado foi o da Embraer, tinham cinco maquetes que junto com a base, chegavam a 1,60m de altura, queria por um desses na minha sala. Junto com as maquetes, tinham as crianças, o Phenom 100 e o ERJ-190.

Andando mais um pouco, cheguei à área onde estavam estacionadas as aeronaves de acrobacia que seriam usadas nas apresentações, dentre elas, Tucano, Decathlon, Extra 300, RV-7 entre outros que me desculpe, mas não sei o nome. Fora o incrível Tê-Meia (T6).

Encontrei um amigo do Aeroclube de São Paulo da época do teórico de Piloto Privado, e ficamos conversando um pouco enquanto o tempo passava. Logo me deu fome e fui ao restaurante tomar um café da manhã, estava tranquilo tomando um suco quando sai da área de alimentação, e então apareceu um grupinho de aviadores que não sabiam ser discretos. Eles sempre chegavam fazendo aquele tumulto, “acelerando” todo mundo.. A Esquadrilha da Fumaça havia chego ao aeródromo, em um rasante e soltando fumaça. Estava até agora procurando entender de onde apareceu tanta gente em tão pouco tempo. É incrível como esses caras sabem chamar a atenção. Porque será?

Fiquei para assistir o pouso, nesse momento fiquei com vergonha dos meus catrapos. Tenho que melhorar muito para meu pouso “manteiga” chegar ao nível deles.

(O período de tempo que um oficial fica no Esquadrão de Demonstração Aérea é de 4 anos, ele entra no grupo como número 1 e vai escalando até ser o número 7, que é o comandante do esquadrão, e após um período, ele deixa o esquadrão dando lugar para seus sucessores. Quando o chefe deixa o esquadrão, todos ganham uma posição e um novo oficial entra na aeronave de número 1.)

Taxiaram e estacionaram na frente da arquibancada, e ali ficaram até às 16hrs. Nesse período de tempo fui aos stands para ver os produtos e comprar algo. Logo de entrada tinha simuladores e outros produtos a venda, comprei um chaveiro Remove Before Flight na Bianch.

Aí encontrei com o Sales, foi um bate papo descontraído de uns 15 minutos. Mostrei um vídeo de um pouso manteiga que fiz. Nesse momento reparei a mordomia de ser patrão, Stand enorme para a divulgação de seu canal, uns dos maiores se não o maior da área reservada. A TNT sempre deixando seus energéticos, ele mexendo em seu computador com todo aquele ar de patrão, enquanto eu um simples proletário (leia-se trabalhador), embaixo daquele sol escaldante, tirando fotos e sonhando em um dia comprar alguma aeronave.

Saindo do stand e voltando a minha realidade de fotografo, andando por lá reparei a diversidade de públicos que uma apresentação da fumaça pode trazer. Vi uma singela madame saindo do Stand da Itaipava com um cachorrinho dentro de sua bolsa da Coco Chanel . Só a bolsa, paga meu PC/MLTE/IFR, Jet, INVA e ICAO 6 e sobra pra tomar um suco.

Vi também pessoas, que como, vende o almoço para comprar a janta, e vende a janta para pagar uma hora de voo. Até que então vi um anúncio que não resisti. Uma mega promoção por causa da feira. Aeronaves com US$1.000.000,00 (1 Milhão de dólares) em desconto, até que um Sr. me informa:  “a aeronave custa 16milhões, só que com o desconto fica por 15 milhões, e financiamos para você caso precise”. Não sei se ria ou chorava, vontade de falar que tinha esquecido meu cartão de crédito em cima da mesa de casa. Próxima oportunidade eu pergunto se eles financiam em umas gerações.

Até que começam alguns shows aéreos:

Será que o Paulistinha aguenta?

Até que então, eles fazem uma pausa para o pouso de um ATR da Azul, e um Helicóptero sem rotor de calda.

E depois as acrobacias continuaram:

Tinha momentos que dava vontade de pedir para o militar cortar a musica de fundo e não fazer comentários, só para ouvir o som dos motores. Varias acrobacias deixaram todos com a boca aberta. Até que o final da tarde se aproxima e a Esquadrilha da Fumaça. Iria começar sua apresentação.

A reação do público, nem preciso nem comentar.

Infelizmente a bateria da máquina acabou e tive que optar pela GoPro, fiz um vídeo da última passagem e se encerrou as apresentações: Assista em HD

Rafael Torquato.

 

Alexandre Sales
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