Saudações leitores do Canal Piloto,
Eu sou Roger Marcellus e essa é a coluna Formação de Piloto Comercial nos Estados Unidos
A missão do dia seria, no mínimo, interessante. O plano era simples, deveria realizar um Cross Country (navegação) IFR de 50NM. No dia anterior ao voo, eu estava conversando com meu instrutor e disse que não queria ir para Ocean City (KSBY), já havia voado para lá em outras datas, conhecia bem o aeroporto e as peculiaridades da rota.
Fiz uma sugestão, vamos para algum lugar a oeste da nossa posição. Abrimos a carta Seccional, medimos cinquenta milhas e escolhemos o aeroporto de Martinsburg, West Virginia. Seria uma rota nova, nenhum dos dois nunca fez uma rota para oeste.
O motivo principal seria a barreira de aeroportos: KDCA, KIAD, KADW (respectivamente Washington National, Dulles International e Base aérea de Andrews). Foi um voo muito legal, desde o planejamento até o pouso.
Após decidirmos o destino do voo chegou a hora de fazer o planejamento. Quando olhei a carta IFR LOW vi que esse voo seria bem complicado. Iria enviar um plano de voo da seguinte maneira:
KVKX DCA V8 MRB KMRB
Ou seja, iria solicitar cruzar um doas aeroportos mais movimentados do país em uma sexta-feira à tarde. Pensei bem e cheguei a uma conclusão: “vou mandar assim mesmo, se eles vão aprovar ou não já é outro problema.”
Quando estava no telefone mandando o plano o especialista do FAA até deu risada. Para completar eu fiz o voo de retorno da seguinte maneira:
KMRB AML VKX
Se você olhar na carta LOW IFR você vai ver que essa rota passaria exatamente sobre o aeroporto internacional.
Planos enviados, depois de fazer a inspeção pré-voo, liguei para o TRACON para solicitar a liberação, transponder e etc… A hora que o controlador viu o plano de voo ele eu risada e falou que iria modificar um pouco meu plano de voo. o que eu não sabia é que essa mudança seria de 35NM. Eu tentei ir direto, infelizmente não me autorizaram. Quem voa sabe que essas coisas acontecem e que não custa nada pedir não é mesmo?
Decolamos normalmente e fizemos todo o voo seguindo rigorosamente as instrucões do ATC. Na hora de pousar em KMRB veio a maior surpresa, na hora de sair do “IFR”, vi um esquadrão inteiro de C5 prontos para decolar, esperando somente o pouso do Cessna na final. Uma sensação bem diferente.
No voo de retorno nosso plano de voo também foi modificado mas no final deu tudo certo, pousamos em VKX já planejando o próximo voo. Um Cross Country de 250NM. Ainda não sei para onde vou, porém sei que será bem divertido voar por tanto tempo em cruzeiro.
Semana que vem conto mais sobre esse voo super longo.
Até mais e bons voos.
Roger Marcellus
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